Ações operam em alta, com recuperação do setor bancário e PMIs acima do previsto

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 2 de fevereiro de 2026 – Os principais índices do mercado de ações europeu sobemna manhã desta segunda-feira, com destaque para o setor bancário e os PMIs dos países docontinente mostrando resultados melhores que o previsto pelos analistas.

Após a queda generalizada dos metais preciosos ter gerado instabilidade no mercado, os bancos eas ações não cíclicas se valorizaram, impulsionando os índices. Os bancos dominam diversosíndices europeus, e o conjunto de ações bancárias reunidas no índice Euro Stoxx Banks subiu0,7% após a queda na abertura.

Além disso, os PMIs industriais de janeiro medidos pelo S&P Global mostraram números acima doprevisto pelo mercado. O da zona do euro ficou em 49,5 pontos. Mesmo em território contracionista,houve retomada no crescimento da produção.

“É possível observar algum progresso no setor industrial, mas está acontecendo a passos detartaruga”, diz Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank.

A análise por país revelou divergências significativas em todo o bloco. A Grécia registrou omelhor desempenho, com um pico de 54,2% em cinco meses, enquanto a França apresentou expansão de51,2%, seu maior índice em mais de três anos e meio.

Em contrapartida, os setores industriais da Espanha, Alemanha, Itália e Áustria permaneceramem contração, com a Áustria apresentando o pior desempenho, com 47,2.’Em suma, este panorama extremamente desigual em toda a zona do euro não está exatamente a criaras bases para uma recuperação sustentada”, acrescentou de la Rubia.

“Apesar dessas dificuldades atuais, há um vislumbre de esperança. Os proprietários defábricas estão se sentindo mais confiantes em relação ao futuro do que desde o início de 2022,apostando que as coisas acabarão melhorando ainda este ano”, diz Zain Vawda, analista de mercado daOanda.

O FTSE londrino sobe nesta amanhã, com destaque para o setor de defesa, que se sobressai ante aqueda das ações de empresas do setor de minerais preciosos, por conta da queda do ouro e prata. Osinvestidores também estão na expectativa pela reunião do Banco da Inglaterra (BoE), que acontecenesta quinta-feira.

“Esperamos que o Banco da Inglaterra mantenha a taxa de política monetária inalterada em 3,75%na sua reunião desta semana. Não vemos essa manutenção como uma pausa prolongada. Nossa visãoé que um afrouxamento monetário gradual é justificado nos próximos meses, à medida que asforças desinflacionárias subjacentes se tornem mais visíveis”, afirmam analistas da ANZ Research.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus às 10h19 (horário deBrasília):

FTSE-100 (Londres): +0,55%; 10.279,41 pontosDAX-30 (Frankfurt): +0,740%, 24.719,38 pontosCAC-40 (Paris): +0,44%, 8.172,53 pontosFTSE MIB (Milão): +0,75%; 45.866,66 pontosIBEX-35 (Madri): +0,89%, 18.039,50 pontosSMI-20 (Zurique): +1,20%; 13.347,15 pontosPSI-20 (Lisboa): +0,41%, 8.697,69 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo