Ações operam em alta, sem se abalar com turbulência na Venezuela e aguardando dados econômicos

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 6 de janeiro de 2026 – Os principais índices do mercado de ações europeu operammajoritariamente em alta nesta terça-feira, com a intervenção dos EUA não causando grandesinterferências nas negociações. Por outro lado, os analistas aguardam a divulgação de dadoseconômicos no continente e nos EUA.

“Não parece que isso esteja abalando o mercado de forma significativa. O mercado não estáprecificando uma escalada de risco, nem um efeito cascata de Donald Trump potencialmente se envolverem outros países da América do Sul”, disse Fiona Cincotta, analista sênior de mercados daCityIndex.

A situação na Venezuela domina os noticiários, mas, segundo os analistas da Navellier &Associates, o mercado claramente não a considera um risco significativo. O ano de 2026 começou”muito bem’ e o momento é “claramente positivo”, afirmam.

Um setor que mostra otimismo é o petrolífero, visto que Trump deve conversar com executivosdeste setor sobre investimentos na infraestrutura de petróleo na Venezuela. “A infraestruturaenergética da Venezuela permanece em grave estado de deterioração, portanto, qualquerrecuperação significativa da produção será, na melhor das hipóteses, uma perspectiva devários anos”, afirmam analistas do UBS.

Os investidores também aguardam a divulgação de dados econômicos do emprego nos EUA,especialmente o payroll de dezembro, nesta sexta-feira (9). Há a expectativa de mais cortes dejuros por parte do Fed neste ano. Em entrevista à CNBC ontem, o presidente do Fed Minneapolis, NeelKashkari, alertou para o risco de a taxa de desemprego “disparar”, mas afirmou que a inflaçãoestá em lenta tendência de queda.

“Embora a postura neutra de Kashkari possa desacelerar as expectativas de corte de juros,acreditamos que a contínua fragilidade do mercado de trabalho e os dados macroeconômicos maisfracos manterão o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) no caminho certopara outro corte de juros neste trimestre e manterão a pressão de baixa sobre o dólar americano”,acrescentam os analistas da UBS.

O FTSE de Londres também opera em alta, sob efeito da valorização das ações do setor dedefesa e de petróleo. As ações da Shell e da BP subiram 1,3% e 0,8%, respectivamente, depois queos preços do petróleo avançaram levemente na terça-feira. O índice de Aeroespacial e Defesaavançou 1,9%, beneficiando-se da escalada das tensões geopolíticas, com a Rolls-Royce subindo2,1%, a Babcock International e a BAE Systems registrando altas de 2,4% e 1,8%.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus às 9h42 (horário deBrasília):

FTSE-100 (Londres): +0,67%; 10.071,19 pontosDAX-30 (Frankfurt): +0,27%, 24.934,87 pontosCAC-40 (Paris): -0,40%, 8.179,16 pontosFTSE MIB (Milão): +0,32%; 45.994,31 pontosIBEX-35 (Madri): +0,25%, 17.659,30 pontosSMI-20 (Zurique): -0,28%; 13.210,06 pontosPSI-20 (Lisboa): +1,00%, 8.554,65 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo