Ações operam mistas; Paris sobe com Lecornu sobrevivendo a moção de desconfiança

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 16 de outubro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações europeu operamem campo misto na manhã desta quinta-feira, com destaque para o CAC francês, que sobe com oresultado da votação da moção de desconfiança do Parlamento do país, que aprovou a gestão dopremiê Sébastien Lecornu, que aconteceu hoje mais cedo.

“Pelo menos eles conseguiram chegar a um acordo por enquanto, o que elimina o risco de umaeleição antecipada”, disse o chefe de estratégia macro global da State Street, Michael Metcalfe.

“O euro e os títulos do governo francês veem isso como uma boa notícia para o curto prazo,embora, para o longo prazo, a reversão das reformas previdenciárias apenas torne o trabalho deconsolidação fiscal muito mais difícil”, disseram os analistas do ING.

Outro dado divulgado mais cedo foi o saldo da balança comercial da zona do euro, que registrouum superávit de 1 bilhão de euros em agosto, bem abaixo dos 12,7 bilhões de julho. “Acompetitividade da região ainda depende fortemente de cadeias de suprimentos estáveis e dospreços da energia. Caso o comércio global seja interrompido, a Europa provavelmente sofrerá maisdo que os Estados Unidos, devido à sua alta dependência de matérias-primas e bens intermediáriosimportados. Essa vulnerabilidade estrutural mantém os investidores cautelosos em relação aapostas otimistas de longo prazo no euro, apesar dos ganhos recentes de curto prazo”, diz Linh Tran,analista de mercado da XS.com.

No Reino Unido, o FTSE londrino opera em queda, mesmo com a leve alta de 0,1% no crescimento doPIB em agosto. Fergus Jimenez-England, economista associado do Instituto Nacional de PesquisaEconômica e Social, um think tank, disse que os primeiros indicadores de setembro apontavam para umcrescimento limitado no terceiro trimestre.

“Recuperar o ímpeto depende da restauração da confiança empresarial e da redução daincerteza, o que o governo pode apoiar reservando uma reserva fiscal maior no próximo orçamento”,disse Jimenez-England.

A ministra das Finanças britânica, Rachel Reeves, disse na quinta-feira que gostaria de teruma reserva fiscal maior para lidar com a volatilidade dos mercados globais, mas que criar uma emseu orçamento no mês que vem envolveria compensações em impostos e gastos.

“Eu gostaria de mais margem de manobra? Claro que sim. Mas isso tem suas desvantagens, porquemais margem de manobra exige mais receita tributária ou menos gastos com serviços públicos como oNHS”, disse Reeves a repórteres em Washington.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus às 9h48 (horário deBrasília):

FTSE-100 (Londres): -0,19%; 9.407,01 pontosDAX-30 (Frankfurt): -0,17%, 24.170,97 pontosCAC-40 (Paris): +0,95%, 8.153,36 pontosFTSE MIB (Milão): +0,29%; 42.026,37 pontosIBEX-35 (Madri): -0,37%, 15.512,60 pontosSMI-20 (Zurique): +1,02%; 12.657,41 pontosPSI-20 (Lisboa): +0,24%, 8.271,90 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo