Aditivo prevê investimento de R$ 1,1 bi em modernização do sistema de trens metropolitanos de SP

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 29 de maio de 2025 – A Motiva (ex-CCR) informou que sua controlada Viamobilidade Linhas8 e 9 assinou com o Estado de São Paulo termo aditivo ao contrato de concessão das linhas8-Diamante e 9-Esmeralda do sistema de trens metropolitanos de São Paulo. O aditivo obriga aConcessionária a substituir o sistema de sinalização das Linhas 8- Diamante e 9-Esmeralda, pelatecnologia European Train Control System, nível 2 (ETCS-N2). Este investimento adicional, no valorde R$ 1,095 bilhão, será reequilibrado em favor da Concessionária, proporcionará apadronização da sinalização ferroviária e trará benefícios aos usuários e à sociedade.

Segundo o comunicado, a implementação desta tecnologia irá melhorar o desempenho global daslinhas, com redução do intervalo entre trens, aprimorar os índices de disponibilidade do sistema,além de proporcionar maior pontualidade e cumprimento da tabela horária, aumento da segurança naoperação, melhoria na qualidade do serviço prestado e interoperabilidade, permitindo que sistemasde diferentes fabricantes operem na mesma rede, aumentando a eficiência, segurança e capacidadedas ferrovias, promovendo sua integração.

Além disso, o aditivo reconhece, em favor do Poder Concedente, os seguintes desequilíbrioscontratuais: a quitação não litigiosa de todas as multas aplicáveis à Concessionáriadecorrentes de processos administrativos instaurados até 26 de janeiro de 2024, que somam R$ 179milhões, na data-base de setembro de 2024; e a postergação e supressão de obrigações deinvestimentos da Concessionária que totalizam um crédito em favor do Poder Concedente no valor deR$ 364,1 milhões. Por sua vez, o reequilíbrio econômico-financeiro em favor da Concessionáriaocorrerá na forma de pagamento em dinheiro por parte do Poder Concedente, ao longo de 7 anos, novalor total bruto de R$ 589,6 milhões.

Por fim, o aditivo atribuiu à Concessionária a obrigação de realizar estudos e projetos para aimplantação de viaduto ferroviário no trecho entre as Estações CEASA, da Linha 9- Esmeralda, eImperatriz Leopoldina, da Linha 8-Diamante, interligando ambas as Linhas e cujo valor seráressarcido à Concessionária. A implantação do viaduto ferroviário poderá ser futuramenteincluída ao Contrato de Concessão como obrigação da Concessionária, mediante termo aditivo.

Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo