Amcham destaca avanço na retirada de tarifas e espera continuidade nas negociações

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 21 de novembro de 2025 – O presidente da Câmara Americana de Comércio para o Brasil(Amcham Brasil), Abrão Neto, disse que a medida anunciada pelo governo americano beneficia 10% dasexportações brasileiras para os Estados Unidos, um pouco mais de US$ 4 bilhões por ano. Eleconsidera a medida ‘muito positiva’ por conta da relevância dos produtos beneficiados, como ocafé, mas ressaltou que 55% dos produtos exportados seguem sob o tarifaço, mostrando expectativade novos avanços nas negociações.

“Olhando o conjunto, o panorama atual das exportações brasileiras, temos 45% isentos desobretaxas, esse número incrementou consideravelmente por conta da decisão de ontem e, porconsequência, 55% que têm, ainda, algum tipo de sobretaxa de até 50% e segue na expectativa demelhora das condições de acesso ao mercado americano”, disse ele, em entrevista à Globonews, namanhã desta sexta-feira.

O presidente da Amcham disse mais de US$ 20 bilhões em exportações do Brasil ainda seguem comtarifas.

“Para os demais produtos, o caminho é a continuidade das negociações entre os dois governos”,disse o presidente da Amcham.

Ele lembrou que sobretudo produtos industriais brasileiros seguem sujeitos às sobretaxas, comomáquinas e equipamentos, móveis, produtos derivados de madeira, além de medidas específicas paraos setores de aço e alumínio, agroindústria, pescados, entre outros. “Todos os setores têm umanecessidade e interesse no mercado americano e em buscar melhores condições para acessar essemercado”, disse, sem mencionar prioridades para essas negociações.

O presidente da Amcham disse que a entidade e o setor empresarial brasileiro têm buscado contribuircom as negociações entre os dois governos e que espera que esse ímpeto seja mantido.

Ele avalia que podem entrar nas negociações temas importantes para o EUA como minerais críticos eterras raras, o tratamento dado pelo Brasil às empresas de tecnologia, tempo de aprovação depatentes e acesso a alguns mercados específicos.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo