Angus diz que acordo Mercosul-UE será bem importante para fomentar exportações

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

Porto Alegre, 27 de janeiro de 2026 – Em coletiva de imprensa realizada hoje em Porto Alegre(RS) pela Associação Brasileira de Angus, o diretor do Programa Carne Angus Certificada, WilsonBrochmann, sinalizou que a formalização do acordo Mercosul-UE será bem importante para fomentaras exportações de carne de qualidade do Brasil.

Segundo ele, a Europa cada vez mais tem procurado a proteína animal do Brasil e que o acordovai favorecer a ampliação de negócios para a Itália, França e Portugal. Esses mercadosinclusive já estão buscando formalizar contratos de importação da Carne Angus Certificada.Acredito que esse acordo permitirá que 2026 seja um ano de crescimento forte para a carnediferenciada do Brasil junto aos europeus, pontua.

O presidente da Associação Brasileira de Angus, José Paulo Dornelles Cairoli, por outro lado,se mostra um pouco mais cético com o acordo. Acredito que dificilmente esse acordo sairá, poissempre haverá um país europeu contrário ao consenso. Mesmo assim, o Brasil já provou que nãoprecisa do acordo Mercosul-UE para exportar carne bovina, sinaliza.

Com relação às cotas impostas pela China às importações de carne bovina do Brasil,Brochmann destaca que a entidade já está em tratativas com a Associação Brasileira dasIndústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) para que haja mais negociações com o país asiáticovisando a liberação de cotas extras ao país. Quando atingirmos o volume de exportação acima de1 milhão de toneladas, acredito que será possível negociar cotas extras ao Brasil, conclui.

Arno Baasch – arno@safras.com.br (Safras News)

Copyright 2026 – Grupo CMA

Voltar ao topo