Porto Alegre, 29 de julho de 2025 – A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural eBiocombustíveis, vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), publicou, na última semana, alista de sanções a distribuidores de combustíveis inadimplentes com as metas do RenovaBio.
A medida tem como objetivo reforçar a efetividade do programa, promover a isonomia entre os agentesdo setor e contribuir para o cumprimento das metas de redução de emissões de gases de efeitoestufa no Brasil.
Com a publicação da lista, fica vedado o fornecimento de combustíveis aos distribuidoresincluídos no documento. A medida está prevista nas novas legislações sobre o RenovaBio, a Lei nº15.082/2024 e o Decreto nº 12.437/2025. Em caso de atualizações, a nova versão será publicadasempre às 12h, com vigência da proibição a partir do dia seguinte.
Regularização e penalidades
Os distribuidores que providenciarem a regularização da sua situação e comprovarem o cumprimentointegral de suas metas podem solicitar a retirada de seus nomes da lista, conforme prevê alegislação. Para isso, deve ser encaminhado um e-mail para sbq_renovabio@anp.gov.br.
Os agentes que comercializarem combustíveis com empresas incluídas na lista estarão sujeitos amultas entre R$ 100 mil e R$ 500 milhões, conforme o Decreto nº 9.888/2019.
As informações partem da assessoria de imprensa do MME.
Fabio Rubenich – fabio@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA