ARTIGO, por Adalberto LeisterFilho: "Nunca se discutiu tanto o futuro do esporte brasileiro"

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"Nunca foi tão necessário reunir o ecossistema esportivo para discutir seu futuro"
(Fotoarena/Folhapress)
  • Em quatro meses, sete congressos reúnem o mercado para debater negócios, práticas e caminhos a serem seguidos pela indústria do setor
  • Volume de eventos reflete maturidade do setor e necessidade de articulação diante das transformações do mercado esportivo
Por Adalberto Leister Filho | colunista

Nunca a indústria do esporte brasileiro esteve tão ativa em encontros, conferências e fóruns de negócios como estamos experimentando desde setembro. Para quem cobre temas como economia do esporte e marketing esportivo está uma verdadeira loucura articular tantos temas e entrevistas na agenda.

Até dezembro, o Brasil sediou ou sediará sete eventos voltados à discussão do mercado esportivo, a maioria deles em São Paulo, reunindo executivos, dirigentes, atletas, patrocinadores, agências, plataformas de mídia e representantes de clubes e federações. O volume e a diversidade de temas refletem um momento de transformação — e de necessidade — para o setor.

A agenda começou intensa no mês passado, com três iniciativas na mesma semana. Entre 2 e 4 de setembro, o Mercado Livre Arena Pacaembu recebeu a Confut Sudamericana, que superou 2 mil credenciados e se consolidou como um dos principais fóruns de negócios do futebol na América do Sul.

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Paralelamente, o TS Summit, evento voltado ao mercado de corridas de rua, reuniu na Sala São Paulo mais de 600 participantes para discutir iniciativas no setor e falar de bem-estar.

No dia seguinte (4 de setembro), o Brazil Sports Tech Summit, no Museu do Futebol, trouxe debates sobre tecnologia, inovação e dados reunindo a indústria de apostas e seus diferentes braços. No mesmo complexo ainda ocorria a Confut Sudamericana simultaneamente.

EXPANSÃO — No fim de setembro, a COB Expo atraiu 90 mil visitantes ao Pro Magno Centro de Eventos, com clínicas, cursos e ativações voltadas ao universo olímpico. O encontro teve demonstrações de diferentes modalidades principalmente para o público jovem. Por outro lado, também ofereceu cursos e palestras sobre marketing, cases e mercado, além de oportunidade de reuniões de negócios e networking.

Neste mês, o calendário de eventos corporativos segue com o Sports Summit, um dos principais congressos da indústria do futebol no país. O evento acontece entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, com foco em mídia, patrocínio, gestão e tendências globais.

Em novembro, o destaque será o CBF Summit, marcado para o dia 26. Na programação consta a participação de nomes importantes na gestão do futebol brasileiro como Samir Xaud (presidente da CBF), Carlo Ancelotti (técnico da seleção brasileira) e Leila Pereira (presidente do Palmeiras).

Outra atração do evento será a apresentação da proposta de Fair Play Financeiro, iniciativa que busca estabelecer regras claras de controle e transparência para os clubes do país, cuja implantação deve acontecer, de maneira gradual, a partir do ano que vem.

Fechando o ciclo, a Confut Nordeste retorna ao Recife entre os dias 2 e 4 de dezembro, com foco em negócios do futebol na região e participação de dirigentes, patrocinadores e representantes de clubes locais.

Ainda há encontros da indústria do esporte a serem anunciados para acontecer durante esses quatro meses mágicos de discussão sobre o futuro do setor.

URGÊNCIA — A concentração de eventos em tão pouco tempo não é coincidência. Em meio a mudanças no comportamento do fã, necessidade de pensar formatos para atrair as novas gerações, ascensão das plataformas de streaming, redes sociais como canais de ativação e a entrada massiva das casas de apostas no patrocínio esportivo, o esporte brasileiro vive um momento de reorganização.

A transformação de cada vez mais clubes em Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), a ascensão das casas de apostas como principal patrocinador dos times, as disputas internas da Libra por divisão de receitas de TV, as conversas — intermináveis! —  para a criação de uma liga brasileira de clubes, a busca por melhores práticas de gestão e governança, o debate sobre direitos comerciais e a necessidade de estabelecer regras financeiras claras tornam os encontros mais do que relevantes. São urgentes.

Nunca foi tão necessário reunir o ecossistema esportivo para discutir o futuro, compartilhar práticas, entender tendências e construir caminhos sustentáveis para o esporte no Brasil.

ADALBERTO LEISTER FILHO
Diretor de conteúdo da Máquina do Esporte, professor de pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero (São Paulo), palestrante e autor de livros. É especialista em marketing esportivo e comunicação estratégica, com passagens por grandes veículos como Folha de S.Paulo, O Globo, Record, CNN Brasil e UOL. Atuou na liderança de equipes e na cobertura de eventos internacionais. Formado em Jornalismo e mestre em História pela USP

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