Porto Alegre, 18 de dezembro de 2025 – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen,afirmou a líderes do bloco nesta quinta-feira (18) que o acordo com o Mercosul não será assinadoneste sábado (20). A informação foi divulgada pelas agências de notícias AFP e Reuters.
Segundo fontes diplomáticas, von der Leyen confirmou, em reunião, que a conclusão do acordo foiadiada para janeiro, o que levantou dúvidas sobre o futuro do tratado.
A Comissão Europeia planejava selar o pacto nesta semana criando a maior zona de livre comérciodo mundo. O plano, no entanto, mudou após a Itália se alinhar à França para exigir um adiamentoe buscar maior proteção ao setor agrícola. (leia mais abaixo)
O acordo comercial prevê a redução ou eliminação gradual de tarifas de importação eexportação, além de regras comuns para temas como comércio de bens industriais e agrícolas,investimentos e padrões regulatórios.
Os debates sobre o texto, negociado há 25 anos, se intensificaram nesta quinta-feira, com o inícioda reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, que segue até esta sexta (19).
As informações partem do G1.
Fabio Rubenich – fabio@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA