Autocom espera 10 mil visitantes em feira voltada à automação em São Paulo

Uma image de notas de 20 reais
Feira acontece entre 1° e 3 de abril na capital paulista com soluções de automação para empresas de todos os portes
(Divulgação)
  • Falhas administrativas representam entre 10% e 15% o total de perdas ligadas à automação no varejo
  • "Para o pequeno varejista, a transformação digital pode parecer um desafio, mas há alternativas acessíveis"
Por Anna Scudeller Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

[AGÊNCIA DC NEWS]. O Expo Center Norte recebe a 25ª edição da Autocom, evento realizado pela Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (Afrac), voltado para consultorias com os expositores e palestras com base nos padrões globais de identificação de produtos e serviços. A organização, que terá 200 expositores, espera que a feira atraia 10 mil pessoas entre os dias 1º e 03 de abril, em especial devido a maior procura nos últimos anos por estratégias do tipo no varejo. “Na prática, a automação proporciona uma visão mais clara da operação, reduzindo erros, otimizando processos e aumentando a eficiência nos negócios”, disse João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, apoiadora do evento.

Segundo Oliveira, o varejo enfrenta desafios significativos em perdas, principalmente relacionadas a rupturas de estoque, desperdícios, furtos e erros operacionais. “A automação desempenha um papel essencial na redução dessas perdas”, afirmou. Carlos Eduardo Santos, presidente da Associação Brasileira de Proteção de Perdas (Abrappe), explicou que “com certeza” o varejo alimentício foi o setor mais afetado por perdas no ano passado, apesar da associação ainda não ter o relatório sobre o ano de 2024 completo. “A automação tem permitido melhor controle, gestão e apuração, mas existem variáveis que a automação acaba não tendo efeito”, disse. “Falhas administrativas, que representam algo em torno de 10 a 15% do total de perdas, e nisto a automação pode ajudar”. No ano passado, as perdas ligadas à falta de automação somaram cerca de R$ 35 bilhões, destes, R$ 5 bilhões são fruto de perdas administrativas, conforme relatório da Abrappe em parceria com a KPMG.

A aplicação da automação no varejo é importante para contornar esse cenário de perdas, uma vez que a rastreabilidade dos produtos registrados e a integração entre os sistemas das empresas pode auxiliar o varejista a analisar por completo o negócio. “Para o pequeno varejista, a transformação digital pode parecer um desafio, mas há alternativas acessíveis”, disse João Carlos de Oliveira. “A automação no varejo está avançando de forma acelerada no Brasil, especialmente após o crescimento do comércio digital e das novas demandas por eficiência.” Para que a automação funcione de maneira eficiente, é essencial que os varejistas trabalhem com informações atualizadas e padronizadas, garantindo transparência em toda a cadeia produtiva.

No primeiro dia de evento haverá o talk show Tecnologia para Comércio e Serviços, que contará com a participação de João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, ao lado de líderes de grandes entidades do varejo, como Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores De Produtos Industrializados (Abad), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (Afrac). O foco será a transformação digital e as novas soluções tecnológicas que fazem a diferença na experiência de compra e otimizam a gestão comercial.

Serviço: Autocom Summit
Quando: 1º a 03 de abril
Horário: das 9h às 12h30
Onde: Expo Center Norte, rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo, SP

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