Bolsa cai com foco na guerra comercial, commodities, bancos e frigoríficos recuam

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 14 de julho de 2025 – O Ibovespa recua em mais um pregão de aversão ao risco comos investidores acompanhando as movimentações em torno das tarifas de Donald Trump e digere osdados mais fracos da prévia do PIB. Commodities, bancos e frigoríficos caem. Fiscal volta aoradar.

Ontem, o presidente Lula se reuniu com vários ministros para tratar da questão da tarifa de50% que Trump anunciou sobre os produtos importados do Brasil.

Em relação ao IOF, amanhã (15) deve ocorrer a audiência de conciliação entre o Executivoe o Legislativo para estabelecerem um acordo.

Mais cedo, foi divulgado o Indice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, que caiu0,74% em maio, indo a 108,87 pontos. Nos dados sem ajuste sazonal, o IBC-Br atingiu 108,03 pontos,ganho de 3,16% na comparação com o mesmo mês de 2024. O Termômetro Safras previa em alta de0,10% em maio ante abril.

Mais cedo, foi divulgado o Boletim Focus que trouxe queda na previsão para a inflação em 2025para 5,17% de 5,18%.

Às 11h12 (horário de Brasília), o principal índice da B3 caía 0,58%, aos 135.394,38 pontos.O Ibovespa futuro com vencimento em agosto recuava 0,59%, aos 136.810 pontos. O giro financeiro erade R$ 4,7 bilhões.

Filipe Villegas, estrategista de ações da Genial Investimentos, informou em boletim matinal,que as tarifa comerciais seguem no radar.

“As tarifas acabam testando a resiliência do mercado depois de uma série de medidas comerciaisda última semana que geraram com incerteza. No final de semana, Trump impondo tarifas de 30% aoMéxico e União Europeia a partir de agosto. O petróleo sobe acompanhando a guerra comercial e omercado esperando pelo grande anúncio sobre a Rússia. Na agenda local, o mercado digere o IBC-Br,que é uma proxy do PIB. O dado é importante para o mercado balizar as suas expectativas em tornoda trajetória de juros. o Mercado absorve o Focus.

Em boletim matinal, a Ativa Investimentos informou que “s investidores avaliam o impacto dasnovas tarifas de 30% impostas por Trump à União Europeia e ao México. A UE sinalizou que buscarácontinuar negociando. Nos EUA, a agenda econômica está esvaziada e o foco segue nas implicaçõesdas tarifas recém-anunciadas por Trump. No Brasil, o destaque do dia é a divulgação do BoletimFocus e da prévia do PIB.

Soraia Budaibes – soraia.budaibes@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo