Bolsa cai em meio às tensões entre Brasil e EUA; operação da PF contra Bolsonaro no radar

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 18 de julho de 2025 – O Ibovespa opera em queda, oscila entre o patamar dos 134 milpontos e 135 mil pontos, com o mercado de olho nas movimentações entre Brasil e Estados Unidos emrazão das questões tarifárias em meio às medidas cautelares impostas pelo Supremo TribunalFederal (STF) a Jair Bolsonaro. O ex-presidente é alvo da Polícia Federal. Analisam indicadoresamericanos. Boa parte das ações cai.

Nos EUA, as construções de moradias nos Estados Unidos subiram 4,6% em junho ante maio, para1,321 milhão de unidades, pela taxa anualizada, ante 1,263 milhão de unidades (dados revisados) nomês anterior, informou o Departamento de Comércio do país. Na comparação com junho de 2024,houve queda de 0,5%.

Mais cedo, saiu o índice de confiança do consumidor dos Estados Unidos, medido pelaUniversidade de Michigan, que subiu para 61,8 pontos em julho em leitura preliminar. Ele ficou acimada leitura de junho, quando marcou 60,7 pontos. O dado veio dentro da previsão dos analistas.

Às 11h11 (horário de Brasília), o principal índice da B3 caía 0,36%, aos 135.027,51pontos.O Ibovespa futuro com vencimento em agosto perdia 0,46%, aos 136.155 pontos. O giro financeiro erade R$ 3,2 bilhões. Em Nova York, as bolsas operavam mistas.

Thiago Pedroso, sócio na Critera Investimentos e assessor de investimentos, disse que oIbovespa “tenta segurar o suporte dos 135 mil pontos, mas o volume de notícias negativas dificultaessa sustentação. Há pouco, a Bloomberg noticiou que Bolsonaro pretende solicitar uma ligação aTrump pedindo a suspensão das tarifas de 50%. Caso isso realmente ocorra, o cenário pode mudar,embora tenha dúvida se apenas essa ligação será suficiente. De todo modo, o mercado se afastoudas mínimas do dia”.

Jason Vieira, economista-chefe da Lev Asset Management, informou em boletim matinal que “osaliados de Motta e Alcolumbre calibram resposta a veto de Lula sobre aumento de deputados. Trumppressiona Brasil a retirar acusações contra Bolsonaro em carta aberta e critica ataques àliberdade de expressão e Bolsonaro diz ter recebido a carta com muita alegria. Hoje é dia devencimento de opções sobre ações da B3”.

A Ativa Investimentos informou em relatório matinal que “o dia deve ser mais calmo,principalmente por conta do fim da rotina legislativa, que entra em recesso e retorna apenas emagosto. Em relação ao IOF, ontem a Receita Federal publicou entendimento de que não haverácobrança retroativa, conforme decisão emitida pelo Ministro do STF. De fato, a operacionalizaçãoda medida é praticamente inviável, à medida que a cobrança retroativa pode ferir algunspreceitos constitucionais, ainda que a decisão tenha sido tomada por um ministro da Corte”.

Soraia Budaibes – soraia.budaibes@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo