Bolsas encerram mistas, com otimismo econômico no Japão e incertezas no setor de tecnologia; balanço do mês é negativo

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

Porto Alegre, 28 de novembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta sexta-feira com posições mistas. Dados mais positivos no Japão no quetange à economia contribuíram para uma valorização do índice Nikkei, puxados pelos papeis defabricantes de maquinários industriais e do setor manufatureiro.

O governo do Japão aprovou um projeto de lei orçamentária suplementar de 18,3 trilhões deienes nesta sexta-feira, segundo a Dow Jones. O orçamento extra financiará um pacote econômicorecentemente anunciado pela primeira-ministra Sanae Takaichi.

Os investidores também avaliaram dados de emprego do Japão. A taxa de desemprego no Japão emoutubro ficou em 2,6%, superando a previsão do mercado de 2,5%. Em setembro, também tinha sido2,6%. O mercado de trabalho permanece relativamente aquecido, mas o ritmo de crescimento salarialcontinua desigual. Essa complexa interação dificulta a tarefa do Banco do Japão (BOJ), queprecisa ponderar as perspectivas de novos ajustes nas taxas de juros em relação à fragilidade doconsumo e da confiança das famílias.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng terminou o pregão em leve queda, ainda influenciado pelaspreocupações envolvendo o setor imobiliário chinês e os temores levando em conta o setor detecnologia. Os papeis da Alibaba Hlth Info Tech recuaram 3,3%.

Na China continental, o índice Xangai Composto se recuperou e fechou com leves ganhos, muitoembora as ações da incorporadora Vanke tenham recuado 1,7%, depois que a S&P rebaixou o rating daempresa de desenvolvimento imobiliário. A razão leva em conta a expectativa de que o risco parauma reestruturação da empresa nos próximos seis meses tenha aumentado.

Já na Coreia do Sul, o índice Kospi registrou queda no último pregão da semana, influenciadopelo desempenho ruim dos papeis do segmento de tecnologia. As ações da Samsung Electronics e da SKHynix apresentaram uma queda de aproximadamente 2% cada.

O balanço para os índices asiáticos foi de recuperação ao longo da semana, muito embora odesempenho ao longo de novembro tenha sido negativo.

Confira abaixo a variação de hoje e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): +0,17%; 50.253,91 pontosHang Seng (Hong Kong): -0,34%; 25.858,89 pontosXangai Composto (Xangai): +0,34%; 3.888,60 pontosKospi (Seul): -1,51%; 3.926,59 pontos.

Confira abaixo a variação dos índices asiáticos na semana:

Nikkei 225 (Tóquio): +3,34%Hang Seng (Hong Kong): +2,53%Xangai Composto (Xangai): +1,40%Kospi (Seul): +1,90%.

Confira abaixo a variação dos índices asiáticos no mês:

Nikkei 225 (Tóquio): -4,11%Hang Seng (Hong Kong): -0,18%Xangai Composto (Xangai): -1,67%Kospi (Seul): -4,40%

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo