Porto Alegre, 2 de dezembro de 2025 – As bolsas europeias fecharam mistas nesta terça-feira(2), com o avanço do setor bancário compensando quedas em saúde, enquanto a Bayer liderou osganhos após receber apoio do governo dos Estados Unidos em seu recurso contra processosrelacionados ao herbicida Roundup.
Os bancos tiveram alta de 0,9% e caminharam para a sétima sessão consecutiva de ganhos. OBanco Santander avançou 1,3% após vender uma fatia de 3,5% do Santander Bank Polska, cujas açõesrecuaram 6%. O movimento impulsionou os índices espanholes IBEX e SMSI, que ficaram próximos dasmáximas intradia. Já as bolsas da Alemanha e da França subiram 0,5% e 0,2%, respectivamente. Osetor industrial reagiu e ganhou 0,4%, enquanto ações de saúde recuaram 0,2%, pressionadas porAstraZeneca e Novo Nordisk.
O setor bancário é ao mesmo tempo um porto seguro e um beneficiário da manutenção de juroselevados. A Espanha costuma ser um ponto fora da curva… principalmente por causa do setorfinanceiro, disse Nick Saunders, CEO da plataforma de negociação Webull UK.
A Bayer saltou mais de 11% após o governo Trump pedir que a Suprema Corte dos EUA analise opedido da empresa para limitar milhares de ações judiciais envolvendo o Roundup. No radar dosinvestidores está a prévia da inflação de novembro na zona do euro, a ser divulgada ainda hoje.Analistas afirmam que, com a inflação próxima da meta, a Europa deve manter juros estáveis,diferentemente de EUA e Reino Unido, onde aumentam as expectativas de cortes em dezembro. Entre osdestaques corporativos, FDJ United caiu 4,4% após rebaixamento do J.P. Morgan.
O grande fator é o setor de IA é possível que, no fim do ano, quando os volumes são menores,aumente a probabilidade de uma correção brusca nos mercados dos EUA, já que esses papéis estãosupervalorizados, acrescentou Saunders.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): -0,01%; 9.701,80 pontosDAX-30 (Frankfurt): -0,58%, 23.732,85 pontosCAC-40 (Paris): -0,28%, 8.072,66 pontosSMI-20 (Zurique): 0,31%; 12.890,25 pontosINHL&GB (Amsterdã): -0,21%, 906,46 pontos
Ritiele Rodrigues – ritiele.rodrigues@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA