BTG inclui Motiva, Multiplan, Sabesp e Vibra em carteira 10Sim de agosto

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 1 de agosto de 2025 – O BTG Pactual divulgou as dez ações que compõem sua CarteiraRecomendada 10Sim de agosto, com a mudança de quatro ações. Motiva, Multiplan, Sabesp e Vibraentram no lugar de Rumo, Cosan, Copel e Cyrela. Com isso as ações escolhidas são: Smartfit, RedeD’Or, Nubank, Prio, Equatorial, Itaú Unibanco, Motiva, Multiplan, Sabesp e Vibra. Em julho, odesempenho do portfólio 10SIM foi negativo em 7,9%, acima do Ibovespa (-4,2%) e do IBrX-50 (-3,9%).

O banco de investimentos afirmou que decidiu reduzir o beta da carteira, principalmente selecionandonomes que oferecem retornos atraentes, mesmo diante de taxas reais de longo prazo muito altas. Emagosto, a carteira mantém exposição a serviços básicos inalterada em 20%, mas comsubstituição da Copel pela operadora de água e esgoto Sabesp e mantendo a Equatorial na carteira(TIR real de 10,6%).

“Gostamos das perspectivas de curto e longo prazo da Sabesp, com uma reestruturação em andamentoapós sua privatização, resultados trimestrais decentes e uma TIR real de 10%. Também mantemosnossa exposição a infraestrutura e imobiliário inalterada em 20%, mas substituímos a operadoraferroviária Rumo e a construtora Cyrela pela concessionária Motiva (ex-CCR) e pela operadora deshopping centers Multiplan. Estimamos que a Motiva seja negociada com uma TIR real de 12% e aMultiplan, de 10%” apontou a Genial.

Sobre a mudança da Cosan pela Vibra, a Genial disse que há alguns meses adicionou a Cosan naesperança de que a empresa resolvesse rapidamente sua situação de alavancagem excessiva, criandoespaço para um salto no valor da empresa. “Embora continuemos acreditando que a administraçãoestá profundamente comprometida em sanar o problema do balanço patrimonial da empresa o maisrápido possível, a recente deterioração do mercado nos levou a removê-la da carteira. Ainclusão da Vibra reflete os recentes desenvolvimentos geopolíticos, particularmente em torno dasinterrupções comerciais e dos riscos de abastecimento. Acreditamos que o mercado de diesel ficarámuito mais restrito no segundo semestre de 2025, o que deverá apoiar ganhos de participação emargem para as empresas melhor estabelecidas em geral e para a Vibra emparticular”, explicou.

CENÁRIO

Após a queda em julho, as ações brasileiras estão sendo negociadas a 9,1x o P/L 12 meses àfrente, excluindo Petro&Vale, ligeiramente abaixo de um desvio padrão abaixo de sua médiahistórica (de 11,9x) e no nível mais baixo dos últimos dois meses (no final de maio, o Ibovespaera negociado a 9,7x). O Ibovespa parece sem dúvidas barato quando se considera apenas o P/L 12meses à frente. No entanto, as taxas reais de longo prazo estão em níveis muito altos e subindo.Em julho, as taxas reais de longo prazo subiram 38bps (para inflação mais 7,4%).

Mesmo com as taxas de longo prazo subindo, o prêmio para manter ações aumentou por dois mesesconsecutivos devido a uma combinação de preços mais baixos das ações e expectativas de lucroscrescentes (a economia ainda está indo bem). O prêmio para manter ações encerrou julho em 3,5%,acima dos 3,3% do mês anterior e acima da média histórica de 3,1%. Embora superior à média, oprêmio para manter ações geralmente indica níveis muito atraentes quando está em torno de umdesvio padrão acima da média (4,5%). Em nossa opinião, para que ocorra uma recuperaçãosustentada, as taxas reais de longo prazo precisam cair.

Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo