Cade aprova aumento de participação da United Airlines na Azul

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou nesta quarta-feira (11) o aumento da participação minoritária pela companhia aérea americana United Airlines na Azul. A fatia da Azul que pertence à United passará de 2% para cerca de 8%.

O conselho aprovou sem restrições a operação, que está no âmbito do processo de recuperação judicial da Azul nos Estados Unidos.

A superintendência-geral do Cade já havia dado sinal verde para a aquisição em dezembro, mas a decisão foi alvo de recurso do IPSConsumo (Instituto de Pesquisas e Estudos da Sociedade e Consumo), que apontou riscos concorrenciais e de aumento de tarifas para os consumidores.

Representantes do instituto argumentaram que haveria participação cruzada de duas grandes aéreas americanas no mercado brasileiro, já que a American Airlines também detém participação na Azul, além de possuir ações da Gol.

Segundo nota divulgada pelo Cade, o relator do caso considerou que a Azul não precisaria ter feito uma notificação conjunta das duas participações (American e United), ainda que elas possam ser interdependentes.

“Eventuais preocupações concorrenciais relacionadas à ingerência da United na companhia em recuperação judicial [Azul] foram mitigadas pelas diretrizes de governança pactuadas, pelas salvaguardas informacionais previstas no termo de compromisso e na minuta do novo Estatuto Social da Azul”, diz o texto.

Voltar ao topo