Candidatos relatam falha em site do CNU que impediu inscrição no prazo

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Interessados em concorrer ao CNU (Concurso Nacional Unificado) relataram problemas para acessar o site de inscrições, que se encerraram neste domingo (20), às 23h59. O MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) não confirmou a instabilidade, porém, e disse que não haverá novo prazo para inscrições.

No Reclame Aqui, site que reúne queixas dos consumidores, a banca organizadora, FGV (Fundação Getúlio Vargas), recebeu 371 reclamações entre 22h30 de domingo e 1h30 de segunda. A grande maioria relacionada a problemas durante a inscrição ou, ainda, no pagamento da taxa do CNU. Nenhuma foi respondida pela banca.

Procurada, a FGV diz que todas as informações sobre o concurso são transmitidas pelo MGI. O governo diz ter recebido 180 mil inscrições no último dia -dessas, 20 mil teriam sido realizadas nos últimos 15 minutos do prazo.

Para os inscritos, o prazo para pagamento da taxa de inscrição vai até às 23h59 desta segunda (21), no site https://conhecimento.fgv.br/cpnu2. A comissão organizadora orienta aos candidatos que não deixem para fazer o pagamento nos últimos minutos do prazo.

Alê Lopes, professora de ciência política e realidade brasileira no Estratégia Concursos, afirma que muitos de seus alunos não conseguiram finalizar a inscrição. Ela relata que houve problemas de carregamento, mensagens como “cargo não encontrado” e “seu CPF já está em uso”, site travado durante o preenchimento do questionário socioeconômico e inscrição não concluída.

“Eu mesma tentei algumas vezes para tentar ajudar os alunos com dificuldade, mas não consegui também. Isso ocorreu o dia todo no domingo. Seria previsível que muitos deixariam para o último dia, mas é importante lembrar que o último dia ainda era o prazo, então, esses casos ocorreram dentro do calendário previsto. Prejudicou muitas pessoas. Vários alunos que já estavam estudando não conseguiram se inscrever”, comenta.

A pesquisadora e pedagoga Isabela Oliveira, 29, conta que sua primeira tentativa de se inscrever foi às 18h de domingo, e que o site já apresentava problemas. “Aguardei por duas horas na esperança que iria estabilizar. Às 20h, iniciei o preenchimento, mas quando fui finalizar, a página retornou ao início.”

Por já ter cadastro na FGV, Isabela tentou acessar direto pelo site, sem passar pelo Gov.br. “Quando me direcionei até a aba ‘concursos abertos’, apareceu que não existia nenhum. Isso já era 21h30. No desespero, abri em três ferramentas diferentes: notebook, desktop e celular. No entanto, não tive sucesso. Ocorreu o mesmo com minha colega”, conta.

Já Paula Portela, economista e doutoranda em ciência política, relata que tentou se inscrever ao mesmo tempo que seu namorado, em blocos distintos, e que nenhum dos dois conseguiu finalizar a inscrição. “No meu caso, as tentativas foram constantemente frustradas por erros de servidor, instabilidades na página e travamentos sucessivos.”

“Como alguém que se dedica à área de políticas públicas, acredito profundamente na importância de concursos amplos e democráticos como o CNU. Justamente por isso, é frustrante ver que tantos candidatos foram prejudicados por falhas técnicas graves no sistema de inscrição. Milhares de pessoas foram deixadas de fora por motivos que nada têm a ver com preparo ou esforço. Isso precisa ser corrigido”, afirma Paula.

Um candidato de Campo Grande (MS) relata, no Reclame Aqui, ter tentado se inscrever durante mais de seis horas antes do término do prazo estipulado, sem sucesso. “Pedia para atualizar a página, mas quando atualizava, perdia-se tudo. Depois dizia que o CPF já estava sendo utilizado”, afirma.

“Não importa se a pessoa deixou para o último dia, ou se ela só soube do concurso nas últimas horas, ou se só conseguiu acesso a uma rede no último dia. Ela deve ter o mesmo direito de se inscrever desde que esteja dentro do prazo em edital”, acrescenta.

Ao ver que o horário passava, o candidato tirou prints de tela, para ter provas de suas tentativas dentro do prazo legal, e diz ter enviado as imagens para o email do concurso.

O QUE FAZER SE NÃO CONSEGUI ME INSCREVER, MAS TENHO PRINTS?

O advogado Gabriel Britto Silva, diretor jurídico do Ibraci (Instituto Brasileiro de Cidadania), afirma que “os candidatos que comprovarem documentalmente que não conseguiram se inscrever devido a uma instabilidade do sistema podem entrar com uma ação judicial”.

O problema precisa ser relativo ao site, meio de inscrição, e ter perdurado por tempo razoável e até as 23h59 do último dia. A ação poderá ser em face da União e da banca organizadora.

O candidato deverá requerer, por meio do Juizado Especial Federal mais próximo da sua residência, que o juiz determine, liminarmente, a efetivação de sua inscrição, ante a comprovada falha no sistema que impossibilitou a concretização.

“Caberá ao juiz, de acordo com as provas produzidas e com o seu livre convencimento motivado, deferir ou não o pedido”, completa Britto.

Se preferirem, os candidatos podem entrar em contato direto com a banca pelo telefone 08005910452 e pelo email cpnu2@fgv.br.

VEJA COMO PAGAR A INSCRIÇÃO DO CNU

1. Acesse o site https://conhecimento.fgv.br/cpnu2

2. Clique em “Página de Acompanhamento”

3. Entre na sua conta Gov.br

4. Em “Inscrições”, encontre o “Concurso Público Nacional Unificado – CNPU 2” e clique em “Pagamento”

5. Selecione a forma de pagamento (Pix, cartão de crédito ou boleto)

6. Efetue o pagamento até às 23h59

É importante realizar o pagamento com antecedência -especialmente no caso de boletos, que podem depender do horário comercial para efetivação.

VEJA O CALENDÁRIO DO CNU 2025

Inscrições – das 10h de 02/07/25 até 23h59 de 20/07/25 (pagamento até 21/07)

Solicitação da isenção da taxa de inscrição – 02/07/2025 a 08/07/2025

Obtenção do cartão de confirmação – 22/09/2025

Prova objetiva – 05/10/2025

Convocação para prova discursiva – 12/11/2025

Convocação (confirmação de cotas e PcD) – 12/11/2025

Envio de títulos – 13/11/2025 a 19/11/2025

Procedimentos de confirmação de cotas – 8/12/2025 a 17/12/2025

Prova discursiva para habilitados na 1ª fase – 07/12/25

Previsão de divulgação da primeira lista de classificação – 30/01/2026

Voltar ao topo