Porto Alegre, 23 de julho de 2025 – Os carregamentos de petróleo nos principais terminaisrussos de Novorossiisk e Yuzhnaya Ozereevka, no Mar Negro, foram suspensos devido a questõesburocráticas relacionadas a novas regulamentações para o acesso de navios-tanque aos portos,disseram duas fontes da indústria à Reuters nesta quarta-feira.
Uma das fontes afirmou que esperava que a situação fosse resolvida em um ou dois dias.
A suspensão aumentará a incerteza nos mercados de petróleo do Mediterrâneo, que já estãoapreensivos após um problema de contaminação que levou a atrasos nos carregamentos de petróleoazeri BTC do porto turco de Ceyhan nos últimos dias.
O Consórcio do Oleoduto do Cáspio (CPC), que exporta petróleo através do terminal russo deYuzhnaya Ozereevka, e o Ministério dos Transportes da Rússia recusaram-se a comentar.
O presidente Vladimir Putin sancionou na segunda-feira uma lei que exige a aprovação doserviço de segurança FSB da Rússia para que navios estrangeiros acessem os portos do país.
O decreto estabelece que a permissão das autoridades portuárias para a entrada de naviosestrangeiros precisará ser acordada com o FSB, que é a principal organização sucessora da KGB daera soviética. As novas medidas entraram em vigor imediatamente após a publicação do decreto nasegunda-feira.
As exportações de petróleo CPC Blend do terminal na Rússia foram definidas em 1,66 milhãode barris por dia para agosto, ou cerca de 6,5 milhões de toneladas, quase inalteradas em relaçãoao plano de exportação de julho.
As exportações e o trânsito de petróleo via Novorossiisk são estimados em torno de 2,2milhões de toneladas em julho, de acordo com fontes da indústria.
As informações partem da Agência Reuters.
Sara Lane – sara.silva@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA