Cartel deve anunciar mais um aumento na produção para dezembro - Reuters

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 27 de outubro de 2025 – A Opep+, a aliança que reúne os maiores produtores depetróleo do mundo, incluindo Arábia Saudita e Rússia, deve anunciar um novo aumento modesto naprodução em dezembro, segundo fontes próximas às negociações informaram a agência Reuters. Ogrupo, que vem revertendo gradualmente cortes aplicados nos últimos anos para sustentar os preços,já aumentou suas metas de produção em 2,7 milhões de barris por dia (bpd) desde abril, cerca demetade das reduções acumuladas de 5,85 milhões de bpd feitas anteriormente. O próximo incrementodeve ser novamente de 137 mil bpd.

A recente elevação da oferta contribuiu para a queda dos preços do petróleo a uma mínima decinco meses, mas as novas sanções impostas pelos Estados Unidos às duas maiores petroleirasrussas provocaram uma recuperação das cotações acima de US$ 66 por barril. Apesar disso, aRússia tem enfrentado dificuldades para encontrar compradores devido às restrições, e algunspaíses do grupo defendem uma pausa nos aumentos diante da desaceleração sazonal da demanda noinverno do hemisfério norte.

Moscou, que já havia pedido moderação em aumentos anteriores, mostra cautela com expansõesmaiores, enquanto a Arábia Saudita busca equilíbrio entre estabilidade de preços e aumento departicipação no mercado. A reunião de domingo ocorre pouco antes da visita do príncipe herdeirosaudita Mohammed bin Salman a Washington, onde deve se encontrar com o presidente Donald Trump – quetem pressionado a Opep a conter os preços do petróleo.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo