São Paulo, 20 de janeiro de 2025 – O cenário esperado pelo mercado financeiro para a economia dosEstados Unidos com Donald Trump na presidência do país é de juros mais elevados, o que, por suavez, vai deixar o dólar mais forte frente a outras moedas globais, e irá beneficiar as empresasexportadoras, como as empresas brasileiras de commodities, avalia Marcos Moreira, sócio da WMSCapital.
“As expectativas para a posse do Trump estão bem altas, visto que ele prometeu iniciar seu mandatocom a assinatura de uma série de decretos, esperamos que mais de 100 sejam anunciados hoje. Osprincipais temas seguem sendo os decretos sobre imigração e desregulamentações. Caso se cumpra aexpectativa de haver a deportação de imigrantes da história da América, assim como ele vemprometendo desde a corrida presidencial, acreditamos que deve ter um impacto muito relevante nomercado de trabalho”, comentou o sócio da WMS.
Segundo Moreira, atualmente há uma inércia da inflação de salários nos EUA, visto que opercentual de desemprego está em um dos menores níveis dos últimos 50 anos, e este aspecto quevem sendo uma “pedra no sapato” do banco central americano na tentativa de reduzir a inflação, queestá bem resistente acima da meta.
No entanto, o analista reconhece que esse quadro também vai acelerar a inflação. “Essas medias doTrump tendem a fortalecer a economia americana, estimulando o consumo o interno, principalmente emvirtude das imposições de tarifas de importaçãoes, deixando os produtos importados mais caros oque vai forçar a população a consumir dentro do próprio país. Essa medidas por um lado vaiacelerar a atividade econômica, gerando crescimento do PIB, mas por outro, vai acelerar ainflação.”
“Diante desse cenario, o mercado ja passa a projetar juros mais elevados nos Estados Unidos o quevai deixar o dólar mais forte frente a outras moedas globais. Esse cenário irá beneficiarempresas exportadoras, como as empresas brasileiras de commodities”, conclui Moreira.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA