São Paulo, 22 de janeiro de 2026 – A Eneva informa que apresentou à Agência Nacional doPetróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a declaração de comercialidade da descoberta degás de Colinas, nos blocos PN-T-102A e PN-T-103, na bacia do Parnaíba. Foi também solicitado àANP que a acumulação de Colinas receba a denominação de Gaviãozinho.
A referida área de desenvolvimento será denominada Campo após a aprovação do plano dedesenvolvimento pela ANP.
A estimativa de volume total de gás in place (VGIP, na sigla em inglês, que significa gás totalno reservatório) varia entre 2,23 bilhões de metros cúbicos no cenário conservador e 3,98bilhões de metros cúbicos no cenário otimista.
A partir da declaração de comercialidade, a companhia tem até 180 dias para apresentar o plano dedesenvolvimento à ANP, disse a empresa, em comunicado ao mercado, divulgado na quarta-feira (21).
Gaviãozinho foi a décima terceira área declarada comercial na bacia do Parnaíba pela Eneva. Aototal, foram adquiridos 877,5 quilômetros de linhas sísmicas 2D e perfurados sete poços dentro doRing Fence, sendo o poço descobridor 1 – ENV-44-MA, e demais poços perfurados 1-ENV-41-MA,3-ENV-53-MA, 4-ENV-55-MA, 3-ENV56A-MA e 3-ENV-59-MA.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2026 – Grupo CMA