São Paulo, 5 de agosto de 2025 – A CSN divulgou um comunicado em resposta à reportagem publicadapelo InfoMoney intitulada “CSN deve contratar em breve assessores para venda de ativos delogística”, afirmando que o valor total dos ativos é de R$25 bilhões. Segundo a notícia, opresidente-executivo da CSN, Benjamin Steinbruch, em conferência comanalistas após a divulgação dos resultados do segundo trimestre do grupo, afirmou que a companhiaestá “nos finalmentes para escolher os advisors’.
“A maior prioridade nossa é a questão da desalavancagem, que vai ser feita de forma inteligente eracional, mas no menor tempo possível, disse o executivo. A CSN sinaliza há anos a intenção devender participações em seus ativos de logística, que incluem a ferrovia Transnordestina eterminais portuários.
No comunicado, a CSN disse que já vem “há bastante tempo reforçando o seu interesse em reduzir oseu nível de endividamento, tendo inclusive estabelecido, via Fato Relevante divulgado em 11 dedezembro de 2024, a meta de alavancagem abaixo de 3x (medida pelo indicador dívida líquida/EBITDA)para o final deste ano”.
“A referida notícia aborda os principais itens discutidos na teleconferência de resultados da CSNdo segundo trimestre de 2025, ocorrida no dia 1º de agosto de 2025, na qual a administração pôderesponder a uma série de questionamentos acerca dos pontos de destaque no período, incluindo asiniciativas relacionadas à desalavancagem e aos projetos de reciclagem de capital dentro do grupo”,afirmou a CSN.
A nota ressaltou que, no que diz respeito à meta de alavancagem financeira, a projeção atual éficar com o indicador dívida líquida/EBITDA abaixo de 3x, conforme já mencionado anteriormente.”O comentário acerca de ficar em torno deste patamar em 2026, grifado no Ofício, precisa sercontextualizado dentro de uma visão geral discutida na teleconferência, de que existe umcomprometimento sério de desalavancagem dentro do grupo e de que não há, salvo situaçõesatípicas, expectativas de aumentar o endividamento no médio prazo”, explicou o comunicado.
Por fim, a CSN disse que todos os projetos que estão sendo conduzidos atualmente, inclusive o daCSN Infraestrutura, amparam a premissa de que a alavancagem pode ficar abaixo de 3x em 2026, mesmoque seja difícil projetar um número neste momento, razão pela qual não há projeção formal dealavancagem para períodos mais longos.
Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA