Cia inicia processamento de canola no Rio Grande do Sul

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

Porto Alegre, 10 de dezembro de 2025 – A 3tentos deu início ao processamento de canola naunidade industrial de Ijuí (RS) neste mês de dezembro. A operação deverá se estender por dois atrês meses e vai integrar, de forma permanente, a oleaginosa ao projeto industrial da companhia,representando um avanço relevante em seu portfólio de processamento.

Para viabilizar o processamento da canola, a 3tentos investiu R$ 60 milhões na adaptação daplanta de Ijuí, parte de um plano de R$ 320 milhões em ampliações industriais até 2030. Aempresa recebeu 70 mil toneladas de canola que serão usadas para a produção de farelo eóleo/biodiesel. A estimativa é de que sejam produzidos em torno de 32 mil metros cúbicos debiodiesel.

De acordo com o CEO da 3tentos, João Marcelo Dumoncel, a 3tentos vem liderando o movimento deampliação da cultura no Rio Grande do Sul, oferecendo assistência técnica aos produtores. Nossadedicação é para que o produtor tenha cada vez mais conhecimento e segurança no manejo dacanola, para evoluir em produtividade, custo e resultado, destacou.

A empresa também disponibiliza um programa completo de barter para a canola, incluindo seguroagrícola. Temos toda a estrutura tecnológica e o seguro integrado, destacou o CEO.

O farelo de canola terá destino nos mercados interno e externo. Já temos mercado interno e mercadoexterno estruturados, disse João Marcelo, observando que a companhia finaliza ajustes logísticos eos parâmetros de prêmio para a comercialização.

Cultura de rotação

O objetivo é introduzir a canola como uma cultura de rotação de inverno, que não vai ocupar olugar do trigo, mas irá se alternar a ele a cada duas safras.

O estado tem uma área descoberta que não está tendo uma atividade econômica importante o anotodo. Estamos incentivando o produtor a ocupar este espaço sem diminuir o trigo, mas acrescentandoa canola como uma cultura de inverno, explicou Dumoncel.

A cultura da canola oferece uma eficiência expressiva: produz cerca de 400 quilos de óleo portonelada, o dobro da produtividade média da soja, que gira em torno de 200 quilos. A canola entregaum produto de maior valor agregado em quantidade maior que a soja, afirmou o executivo.

O Rio Grande do Sul plantou 240 mil hectares de canola em 2025, com uma safra avaliada positivamentepela empresa. Dumoncel destacou a reversão na relação de preços entre as culturas. Até o anopassado, a canola tinha desconto de 5% a 10% sobre o preço da soja. Hoje trabalha com prêmio de 5%a 10%, explicou.

O desempenho estimulou o aumento da intenção de plantio para 2026, com projeções de que o Estadoalcance 400 mil hectares ou até 500 mil hectares no próximo ciclo.

Com o início do processamento em Ijuí, a 3tentos fortalece sua estratégia industrial, amplia acompetitividade da cadeia produtiva da canola e contribui para o desenvolvimento de uma cultura comforte potencial de expansão no Rio Grande do Sul.

Sobre a 3tentos

A Companhia, o ecossistema agrícola mais completo do Brasil, é uma empresa familiar, com 30 anosde operação, que oferece de forma verticalizada e integrada soluções para o agricultor, comampla oferta de produtos no varejo de insumos agrícolas, grãos e indústria. A 3tentos contaatualmente com aproximadamente 24 mil produtores rurais parceiros. Além de fornecer insumos eadquirir a produção, ela também oferece treinamentos, consultorias e serviços técnicos aosprodutores, agregando valor através da venda técnica, levando os produtores a obterem melhoresprodutividades e resultados em suas lavouras.

As informações partem de assessoria de imprensa.

Fabio Rubenich – fabio@safras.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo