CIA realizou ataque com drones contra instalação portuária na costa da Venezuela - CNN

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 30 de dezembro de 2025 – A CIA realizou no início deste mês um ataque com dronecontra uma instalação portuária remota na costa da Venezuela, segundo fontes ouvidas pela CNN,marcando o primeiro ataque conhecido dos Estados Unidos a um alvo dentro do território venezuelano.O local atingido era um píer que, de acordo com autoridades americanas, vinha sendo usado pelagangue venezuelana Tren de Aragua para armazenar drogas e transferi-las para embarcaçõesdestinadas ao tráfico. Não havia pessoas no local no momento do ataque e, portanto, não houvevítimas.

Fontes afirmaram que forças especiais dos EUA teriam fornecido apoio de inteligência àoperação, embora o Comando de Operações Especiais tenha negado qualquer envolvimento. Opresidente norte-americano Donald Trump reconheceu indiretamente o ataque em entrevistas recentes,dizendo que os EUA atingiram uma “grande instalação” e a área do cais onde barcos eram carregadoscom drogas, mas se recusou a confirmar se a ação foi conduzida pela CIA ou pelas Forças Armadas.A agência de inteligência e a Casa Branca não comentaram oficialmente o episódio.

O ataque pode elevar as tensões entre Washington e o presidente venezuelano Nicolás Maduro, emmeio a uma campanha mais ampla dos EUA que inclui ataques a embarcações suspeitas de tráfico noCaribe e no Pacífico Oriental e o bloqueio de petroleiros sancionados que entram ou saem daVenezuela. Embora fontes tenham descrito o ataque como bem-sucedido, também o classificaram como emgrande parte simbólico, já que o local era apenas um entre vários usados por traficantes.Autoridades do governo Trump indicaram que a estratégia contra o narcotráfico na região seguiráum modelo semelhante ao utilizado no combate ao terrorismo, com a CIA desempenhando um papelcentral.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo