Com apoio do BNDES, Itapevi (SP) ganha nova estação de trens metropolitanos

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Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 5 de maio de 2025 – A estação Ambutiá, da linha 8-Diamante, foi inaugurada hoje emItapevi, na Região Metropolitana de São Paulo. A obra faz parte do projeto de expansão emodernização das linhas 8 e 9 dos trens metropolitanos, que conta com apoio de R$ 3,4 bilhões doBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o que corresponde a 65% doinvestimento.

A inauguração faz parte das comemorações dos 66 anos do município de Itapevi. A nova estaçãofoi entregue à população há cerca de 30 dias, em operação assistida pela concessionáriaViaMobilidade, em parceria com a prefeitura. Durante esse período, os trens circularam comintervalos médios de 30 minutos, sem cobrança de tarifa para os passageiros que embarcaram nasestações Ambuitá, Amador Bueno e Santa Rita.

Iniciadas em abril do ano passado, as obras receberam um investimento total de R$ 26,5 milhões. Aestação deverá atender, em média, 2,1 mil passageiros por dia, beneficiando principalmente osmoradores dos bairros Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá com uma alternativa de transportemais ágil, segura e eficiente. Com isso, espera-se uma redução no tráfego de ônibus e outrosveículos na região.

Para o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a parceria entre os entes públicos é fundamentalpara a execução de projetos estratégicos de infraestrutura. “Toda a luta pela democracia é pararespeitar o voto e permitir que os entes federados trabalham em conjunto: união, estado emunicípio. Então o prefeito pode ir ao BNDES que estamos lá para atender vocês e os demaisprefeitos que estão aqui. E pode ter certeza que, independentemente da atitude partidária, opresidente Lula quer parceria com São Paulo, está olhando para o povo de São Paulo. O BNDES é obanco que mais investe nas obras de infraestrutura do governo de São Paulo e tem o orgulho de estartrabalhando para o bem de São Paulo. Em parceria, porque é isto que a democracia precisa”,afirmou.

Também participaram da inauguração o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, opresidente da Assembleia Legislativa, deputado André do Prado, o prefeito de Itapevi, Marcos Godoy,e o presidente da Motiva Trilhos, Márcio Hannas, entre outras autoridades.

Estação

A nova estação Ambuitá tem duas plataformas de embarque e desembarque, cada uma com 120 metros deextensão e 3,5 metros de largura; saguão de entrada, bilheterias e sanitários acessíveis; áreaadministrativa no piso superior; paraciclo no térreo para acomodação de bicicletas; totalacessibilidade, com elevadores, corrimãos, piso tátil e banheiros adaptados; modernos sistemas desinalização e energia, garantindo a integração da população ao sistema metroferroviário deSão Paulo.

A nova estação substitui a antiga, inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabanacom o nome de Parada Iracema. Em 1985, sob gestão da antiga Ferrovias Paulistas S.A. (Fepasa),recebeu novas instalações. Foi desativada e demolida em 2010, já sob administração da CompanhiaPaulista de Trens Metropolitanos (CPTM), gerando protestos de moradores.

A ViaMobilidade tem como acionistas a Motiva (antiga CCR) e o RuasInvest. Ao longo de 43 estaçõese 78 quilômetros de extensão, as linhas 8 e 9 transportam cerca de 850 mil passageiros por dia.

A linha 8 interliga a estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo, com os municípios deItapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco, atendendo também os bairros Campos Elíseos,Barra Funda, Lapa, Anastácio e Vila Leopoldina. Conta com 22 estações e 41 quilômetros detrilhos, incluindo o serviço da extensão entre Itapevi e Amador Bueno.

A linha 9 compreende o trecho da rede metropolitana entre as estações Osasco e BrunoCovas/MendesVila Natal, com 21 estações e 37 quilômetros de extensão.

Além da reforma de 30 estações, incluindo a estação Ambuitá, e construção de 5 novasestações, o projeto contempla ainda a adequação da infraestrutura de circulação (viaspermanentes, redes aéreas, sistemas de sinalização, de energia e telecomunicações), amodernização dos sistemas de sinalização e telecomunicações, o aprimoramento do sistema desuprimento de energia, com a implantação de novas subestações de energia e cabinesseccionadoras, e a execução de uma quarta via permanente na estação Osasco.

O projeto incluiu ainda a aquisição de 36 novos trens de fabricação nacional para operação naslinhas, todos eles já foram entregues pela Alstom. Até o final do ano passado, cerca de 75% dasobras já estavam concluídas

Mobilidade em SP

Nos últimos 25 anos, o BNDES aprovou R$ 37 bilhões em financiamentos à mobilidade urbana noEstado de São Paulo, que alavancaram R$ 62 bilhões em investimentos. Foram apoiados 16 projetos detrilhos e 1 projeto de BRT, o que representa a implantação de 89 km de trilhos, 63 novasestações e 268 novos trens. Além disso, houve a modernização de 50 trens e de 203 km de vias.

Os projetos em transporte por trilhos envolvem as linhas 2, 5, 6, 7, 8, 9, 11, 12, 13 e 15,beneficiando cerca de 4 milhões de passageiros por dia, com redução de até uma hora no tempo deviagem, a acessibilidade das populações de baixa renda ao centro de São Paulo, redução donúmero de acidentes de trânsito e queda nas emissões de CO2 (mais de 500 mil tCO2e/ano) e demateriais particulados.

Dessas operações de mobilidade, encontram-se em andamento a implantação das linhas 6, 8/9, 7 eTrem Intercidades Eixo Norte (TIC Norte), a aquisição de 44 trens para o metrô, e o BRT ABC, quetrarão 1,8 milhão de novos usuários para o sistema.

Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)

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