[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]
Com o objetivo de alcançar 25% da receita proveniente de marcas próprias até 2027, a Leroy Merlin antecipa que o foco para o ano que vem está em avançar no segmento de pisos, com a nova linha de porcelanato da marca Artemis. Em entrevista à AGÊNCIA DC NEWS, a diretora de Qualidade e Marcas Próprias da multinacional no Brasil, Juliana Lanzo da Cunha, afirmou que a maior participação da marca própria na operação brasileira é proveniente de pisos e porcelanatos, “por isso a gente quer abocanhar uma fatia grande desse mercado com as marcas próprias”. Segundo ela, em algumas categorias, como portas e pisos, a participação das marcas próprias chega a 70%. Atualmente, o setor de marcas próprias corresponde a 20% da receita da companhia.
A expansão é baseada em duas frentes. Primeiro, são aproximadamente 40 lançamentos por ano, desenvolvidos localmente, voltados às 15 linhas de marcas exclusivas. O Brasil é o único país em que a Leroy Merlin tem um centro de desenvolvimento fora da França, tanto pela distância quanto pelas condições locais de clima e gosto do público. “Além disso, a todo momento a gente está importando produtos também feitos pelo time de desenvolvimento na França”, afirmou. “Mas hoje a maior parte do que a gente vende de marca própria é feita aqui.” Considerando apenas o setor de marcas próprias, são cerca de 25 pessoas envolvidas em equipes de recursos humanos, desenvolvimento e qualidade. “Quando lançamos uma linha nova de porcelanatos, por mais que tenha várias estampas novas, consideramos como um lançamento”, disse.
A segunda frente é o incentivo às vendas através de treinamentos e visibilidade nos pontos de venda. A razão está na importância de que o consumidor final esteja atento ao custo-benefício desses produtos e, para a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), esse é o principal motor do crescimento do segmento. “Isso acaba por fidelizar o cliente”, afirmou Neide Montesano, presidente da instituição, em entrevista à AGÊNCIA DC NEWS em fevereiro. Segundo a entidade, a economia com os preços pode chegar a 25%. Cunha destaca que o time de vendas da Leroy Merlin para promover a qualidade e preço acessível das marcas próprias, reforçando seus benefícios em comparação com marcas tradicionais.
Esse investimento no segmento tem mostrado efeitos positivos. A participação de marcas próprias cresceu dois pontos percentuais de 2024 para este ano, puxada por um “momento interessante em que a Leroy começou a trazer outras famílias de produto e aumentar o tamanho da base”. De acordo com Cunha, o objetivo dos próximos cinco anos não está em ampliar o portfólio de produtos exclusivos para outras áreas, e sim expandir a gama das marcas já existentes, “porque com elas ainda não conseguimos cobrir todos os usos que a gente tem na loja”. Recentemente, a empresa de home center começou a oferecer produtos voltados para o mundo pet em suas lojas, porém, não está no horizonte da companhia criar uma linha exclusiva desse tipo de produto. Mas Cunha não exclui a possibilidade. “Se vermos que de fato virou parte do core da empresa, por que não no futuro discutir?”
A diretora exemplifica a expansão de marcas já existentes com um lançamento futuro da Leroy, voltado para móveis de cozinha. Segundo ela, são vendidos móveis planejados e modulados, mas a maioria não é de marca própria. “É um exemplo de alguns mercados que a gente vê que a Leroy começa pequenininho e depois começa a ganhar espaço”, disse. “E então decidimos entrar para desenvolver esse mercado com a marca própria.” A Leroy Merlin já tem uma marca de produtos exclusivos de cozinha, a Delínia, opções de cozinhas planejadas e moduladas, incluindo pias, cubas e misturadores. A marca também produz outros itens como armários e acessórios de cozinha.
Hoje a empresa atua com 15 marcas próprias. As lojas vendem ferramentas e ferragens das marcas Dexter e Standers, revestimentos internos e isolamentos externos Artens e Isoxa, produtos básicos para construção Axton, itens de decoração da Inspire e tintas Luxens. Outras marcas que fazem parte do portfólio da Leroy Merlin são Delinia (cozinha), Equation (climatização), Geolia (decoração) Lexman (iluminação), Naterial (decoração), Sensea (banheiro), Spaceo (organização) e Sterwins (decoração e manutenção do jardim).