São Paulo, 7 de outubro de 2025 – O grupo global de investimentos Carlyle divulgou nestaterça-feira um conjunto de indicadores econômicos próprios dos Estados Unidos, criados a partirde dados de suas 277 empresas ativas, 694 participações imobiliárias e quase 730 milfuncionários. Uma delas é a criação de vagas de trabalho em setembro: segundo a empresa, foramcriadas 17 mil vagas no período. A iniciativa surge para preencher a lacuna deixada pelaparalisação do governo norte-americano, que suspendeu a divulgação de números oficiais, como orelatório de emprego da semana passada.
Além disso, o ritmo anualizado de crescimento econômico ajustado está em 2,7%. O investimentodas empresas avançou 4,8% em média trimestral, ajustado sazonalmente, com destaque para tecnologiae IA. Em contrapartida, a construção residencial privada registrou queda de 2,5% em relação aoano anterior. No front da inflação, os preços de energia recuaram 3,8%, enquanto serviços(excluindo habitação) subiram 3,3% e bens duráveis avançaram 2,3%.
Segundo Jason Thomas, chefe de pesquisa e estratégia global da Carlyle, os dados sinalizam umaeconomia americana em crescimento acima do potencial de longo prazo, impulsionada pelos gastoscorporativos em tecnologia e infraestrutura de inteligência artificial.
A Carlyle vem calibrando esses indicadores com séries oficiais de PIB, consumo e inflaçãodesde 2011, o que permite que sirvam como substitutos comerciais confiáveis em momentos deausência de dados governamentais. De acordo com a empresa, a amplitude e diversidade de seuportfólio, que abrange os setores de tecnologia, infraestrutura, energia, saúde, consumo eindústria, oferece uma visão abrangente do desempenho econômico dos EUA, útil tanto parainvestidores quanto para formuladores de política econômica.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA