Conta de gás aumenta no inverno e clientes da Comgás reclamam

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SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Consumidores da Comgás, maior distribuidora de gás encanado do país, reclamam que suas contas aumentaram muito de valor nos meses de junho e julho —em alguns casos, o dobro do normalmente consumido.

A gestora de marketing Patricia Perrote, 27, relata que sua conta de gás duplicou neste mês. Ela mora sozinha desde janeiro deste ano, trabalha todos os dias em formato presencial e costuma chegar em casa por volta das 21h. “Não costumo cozinhar, compro marmita pronta. Aos finais de semana, desço para Santos, então meu apartamento não tem ninguém”, afirma.

Em julho, o valor chegou a R$ 195, sendo que nos meses de abril, maio e junho ela pagou, respectivamente, R$ 92,70, R$ 99 e R$ 25,80. No ano passado, enquanto ainda morava com mais duas pessoas em seu apartamento, a conta de julho foi de R$ 310.

Procurada, a Comgás diz que a tarifa para o cálculo da conta não sofre alteração desde dezembro de 2024, e que o frio pode influenciar o consumo.

“A concessionária compreende que variações no valor da conta do gás possam gerar preocupações, e informa que todas as reclamações recebidas por canais oficiais estão sendo analisadas e respondidas individualmente”, diz.

A dramaturga Bruna Menezes, 36, utiliza o serviço da Comgás há três meses. Suas primeiras duas contas vieram no valor de R$ 30, mas, em julho, o preço foi a R$ 70. “Moro sozinha, não tenho chuveiro a gás e não uso forno”, diz.

Bruna ainda diz que não consegue entrar em contato com a empresa pela área do cliente, porque o atendimento é via robô. “A inteligência [artificial] deles não entende que meu email de confirmação nunca chegou até minha caixa de email. Portanto, não tenho nem meu número do cliente, mas recebo o número do boleto por SMS”, diz.

A Comgás reitera que está à disposição para atender seus clientes por meio de seus diversos canais oficiais, incluindo a Central de Atendimento 24h pelo telefone 08000110197.

A pesquisadora Priscila Gonsales, 50, também viu sua conta duplicar e chegar a mais de R$ 500. De início, ela pensou que o motivo fosse o inverno. “Coloquei o aquecedor no mínimo possível e passamos o mês inteiro controlando e olhando isso com mais calma. Mas a conta veio ainda mais alta”, afirma.

No ano passado, Priscila relata que enfrentou o mesmo problema. A conta de R$ 282,44 em junho passou para R$ 442,80 em julho e manteve-se alta em agosto. Na época, ela registrou uma reclamação diretamente com a Comgás, mas recebeu a resposta de que o valor era condizente com o consumo que, segundo a empresa, estaria mais alto devido ao inverno.

A Comgás também diz que as variações no consumo podem acontecer tanto pelas mudanças nos hábitos dos clientes quanto pelo maior volume de gás consumido para atingir temperaturas com que o cliente está acostumado. “Vale destacar ainda que, segundo informações do Climatempo, em 2025 tivemos um dos meses de julho mais frios dos últimos anos”, informa.

“A concessionária realiza diversas ações com o objetivo de ajudar o cliente a ter maior previsibilidade e controle sobre a conta de gás em época de frio. Essas ações incluem envio de comunicados com dicas e orientações aos consumidores, campanhas em mídias digitais, divulgações via imprensa e a disponibilização de um simulador de consumo de gás no banho, que pode ser acessado pelo endereço https://virtual.comgas.com.br/simulador-consumo-banho.”

O QUE FAZER PARA ECONOMIZAR NO INVERNO?

A Comgás oferece algumas dicas de consumo para o dia a dia:

No forno e fogão

– Use panelas de pressão sempre que possível, para acelerar o cozimento dos alimentos

– Cozinhe com panelas tampadas para evitar perda de calor

– Coloque panelas pequenas sempre em bocais pequenos

– Antes de cozinhar, deixe os alimentos mais duros de molho. Assim, eles cozinham mais rápido

– Verifique a coloração da chama. Os tons azulados são os ideais, e os tons amarelos indicam que o bocal está sujo ou desregulado, o que aumenta o consumo de gás

– Depois que a água ferver, mantenha em fogo baixo para maior eficiência

– Ao usar o forno, evite abrir e fechar a porta com frequência

– Aproveite o gás assando mais de um alimento por vez

No chuveiro

– Ligue o chuveiro apenas na hora de entrar no banho

– Evite a variação de temperatura durante o banho, isso pode aumentar o consumo

– Para evitar surpresas na conta, simule o quanto é consumido de gás durante o banho com o simulador https://virtual.comgas.com.br/simulador-consumo-banho

No aquecedor

– Faça periodicamente a análise técnica do isolamento da tubulação

– Ajuste a temperatura conforme sua preferência antes de ligar o equipamento

– Tenha em dia a manutenção preventiva do seu equipamento a gás

– Se o equipamento funcionar à base de pilhas, realize trocas conforme a recomendação no manual

O QUE FAZER SE DESCONFIAR QUE HÁ ALGUM PROBLEMA?

O Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo) recomenda, primeiro, que o consumidor aprenda a interpretar a conta de gás e verifique regularmente sua fatura para entender se há alguma cobrança específica que justifique o aumento.

“É importante observar não somente os valores mas também a parte em que consta o consumo utilizado no período de faturamento (e compará-lo com o dos meses anteriores), além de eventuais serviços, avisos de aumento da tarifa, entre outros”, acrescenta.

Se for identificada alguma cobrança em desacordo –como, por exemplo, um serviço não contratado; uma multa aplicada sendo que não houve atraso no pagamento de faturas anteriores; ou uma alta inesperada no consumo, sendo que não houve nenhuma alteração no uso de gás do período que justifique a variação– o consumidor deve procurar a companhia fornecedora de gás e registrar uma queixa.

Igor Marchetti, advogado do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), também orienta que, em casos de aumento injustificado de valor na conta de gás, o ideal é primeiro questionar a empresa e exigir a revisão do valor e nova análise.

Se mesmo diante do questionamento, for mantida a cobrança, a recomendação do Idec é pagar o boleto no prazo, para depois pedir a devolução em dobro do valor pago, com base no artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, se ficar comprovada a cobrança irregular. O Procon-SP também recomenda realizar o pagamento para evitar o corte do serviço.

Para comunicar o governo sobre alguma prática abusiva, o consumidor pode acessar a plataforma consumidor.gov.br e pesquisar o nome da empresa para registrar uma reclamação. Também é possível acionar o Procon regional da localidade do cliente. Para o estado de São Paulo, o é endereço www.procon.sp.gov.br.

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