Dataprev diz que serviços do Meu INSS e da Central 135 foram retomados nesta segunda-feira (2)

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Dataprev, empresa responsável pela infraestrutura tecnológica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), diz que concluiu a migração de dados da autarquia de um sistema computacional antigo para um mais recente.

Segundo a empresa, o atendimento pela Central 135 e os serviços do Meu INSS estão disponíveis aos cidadãos a partir desta segunda (2), com exceção do simulador de aposentadoria, que será retomado na quarta-feira (4).

Nas redes sociais, aposentados e pensionistas do INSS dizem que, apesar da atualização, o sistema segue apresentando lentidão para alguns serviços. De acordo com a Dataprev, o protocolo de implantação requer uma ativação gradual dos sistemas, para acompanhamento do desempenho e gestão dos acessos prioritários.

“Devido à expectativa de grande número de acessos nesta retomada dos serviços, podem ocorrer momentos de lentidão, sobretudo nos serviços que requerem o uso da biometria. A Dataprev ressalta que essa funcionalidade está disponível 24 horas por dia e, caso o acesso não seja possível em algum momento, a recomendação é tentar novamente, preferencialmente fora do horário comercial”, diz a empresa.

A Dataprev também diz que equipes técnicas “estarão monitorando o ambiente tecnológico durante toda a semana e atuando em tempo real para evitar impactos nos serviços”.

Desde a última quarta-feira (28), o sistema do INSS ficou fora do ar para passar pela manutenção. Durante o período, não houve atendimento a aposentados de forma presencial, pelo portal e aplicativo Meu INSS nem pela Central 135.

Segundo o INSS, os segurados poderão realizar o reagendamento de serviços. A partir desta segunda, a autarquia diz que também estão disponíveis todos os serviços necessários aos atendimentos presenciais à população.

“A migração é uma etapa necessária à transformação digital do Estado e à expansão da Infraestrutura Nacional de Dados. É uma diretriz estratégica que visa a ampliação do exercício da cidadania e o acesso pleno a direitos”, diz a Dataprev. Segundo a empresa, fazem parte desse novo cenário, aplicativos que têm dado suporte a políticas como Gás do Povo, Pé-de-Meia, Carteira de Trabalho Digital, entre outros.

Voltar ao topo