São Paulo, 5 de agosto de 2025 – O Copom divulgou nesta manhã a ata da reunião de julho. OComitê ressaltou a necessidade de cautela na condução da política monetária, reforçando ocenário de manutenção da política contracionista por um período bastante prolongado, expressãomencionada cinco vezes ao longo do documento. A avaliação é da XP.
“Projetamos nova melhora na dinâmica inflacionária ao consumidor no segundo semestre do ano,especialmente considerando a deflação significativa nos preços no atacado”, informa o economistada XP, Caio Megale. “Além disso, diferentemente do observado nos últimos 2-3 anos, a atividadeeconômica parece finalmente perder fôlego, mesmo diante das medidas de estímulo em curso porparte da atual administração”, complemente.
Adicionalmente, os dados mais recentes do mercado de trabalho dos EUA sugerem que o Federal Reservepoderá retomar seu ciclo de cortes antes do esperado. “Antecipamos o início de um ciclo deflexibilização monetária em janeiro, com a taxa Selic atingindo 12,50% após cinco cortesconsecutivos de 50 pontos-base. Um corte antecipado (em dezembro) nos parece mais provável do queum movimento postergado”, aponta Megale.
Segundo o economista, para que a taxa básica se aproxime de seu nível neutro- estimado em cerca de5,50% em termos reais – será necessário maior avanço tanto no reequilíbrio do hiato do produtoquanto, principalmente, na melhoria das perspectivas de reformas fiscais a partir de 2027.
Copyright 2025 – Grupo CMA