São Paulo, 4 de agosto de 2025 – O dólar comercial recua com o mercado apostando napossibilidade de um diálogo entre os presidentes Lula e Donald Trump.
Lucas Brigato, sócio da Ethimos Investimentos, disse que “o mercado se anima com uma possívelaproximação entre Lula e Trump. Os investidores se preocupam mais com a dúvida do que com ocenário adverso”.
A moeda americana vem perdendo força no mundo, frente às principais moedas e emergentes emrazão das falas de Trump. “Ele está construindo um descrédito natural, a palavra dele perdeconfiança e isso afeta o dólar”.
“Lá fora, Trump prometeu nos próximos dias os substitutos de Adriana Kugler no Board do Fed ede Erika McEntarfer no comando do BLS”, destaca a Ajax Asset, em boletim de abertura do mercado.”Bolsas se recuperam, enquanto juros dos Treasury Bonds registram modestas altas. Petróleo recua naesteira do anúncio de mais um aumento na produção da OPEP+. Por aqui, ações e real podem serecuperar em linha com ambiente externo”, complementa.
Segundo O Globo, o Planalto trabalha para anunciar o plano de contingência até quarta-feira,uma vez que a negociação com os EUA ainda não avançou e não há espaço de manobra parareverter a medida até lá. A CNN reforça que o Governo estuda alternativas para proteger empregose permitir que estados comprem alimentos afetados pela sobretaxa.
No final da sexta, a possibilidade de conversas entre Brasil e Estados Unidos ganharam força. Trumpdisse que Lula pode ligar para ele quando quiser e o presidente brasileiro confirmou que desejainiciar as negociações. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que deve ter uma conversacom o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, nos próximos dias.
Por volta das 11h45 (horário de Brasília), o dólar comercial recuava 0,70%, cotado a R$5,5063 para venda. O dólar futuro com vencimento em setembro recuava 0,60%, cotado a R$ 5.545,500.O Dollar Index, que mede o comportamento da moeda americana frente a uma cesta de unidades, caía0,52%, a 98,62 pontos.
Soraia Budaibes e Dylan Della Pasqua (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA