Dólar comercial fecha em queda, refletindo intenso fluxo estrangeiro

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 17 de julho de 2025 – O dólar comercial fechou em queda de 0,25%, cotado a R$5,5467. A moeda refletiu, especialmente na parte da tarde, o intenso fluxo estrangeiro. Os ruídospolíticos e fiscais, contudo, seguem no radar e preocupam.

O mercado, contudo, ainda digere a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),Alexandre de Moraes,que validou o decreto do presidente Lula, confirmando o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)a 3,5%.

Segundo o analista da Potenza Capital Bruno Komura, “apesar ser um dia cheio de notíciasnegativas estamos vendo o mercado bem comportado o IOF por decisão de Alexandre de Moraes énegativo não apenas pelo aumento da tributação, mas também por conta das consequências naesfera política – já estamos vendo retaliação do Congresso e veremos mais ao longo do tempo, oque deve piorar significativamente a governabilidade”.

Komura acredita que o movimento desta tarde também reflete o otimismo do mercado estadunidense.

O economista-chefe da Lev Intelligence, Jason Vieira, diz que a decisão de Moraes melhoraparcialmente a situação fiscal doméstica, mas pondera: “Porém ainda na via da arrecadação, como aumento do peso do estado cada vez mais acelerando, assim como a dívida pública, sem nenhumaperspectiva crível de mudança, especialmente se o governo conseguir a recondução em 2026”.

Paulo Holland / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo