São Paulo, 29 de julho de 2025 – O dólar comercial fechou em queda de 0,39%, cotado a R$5,5700. Isso refletiu a possibilidade de que o presidente Lula fale com Donald Trump sobre aquestão tarifária. O prazo para a implementaçãodo tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos entra em vigênciana próxima sexta, dia 1.
“Acho que o mercado está mais calmo. Ontem e na abertura de hoje tinha um sentimento muito ruimsobre as tarifas, mas acho que tem chance de negociarmos e por isso muita gente respirandoaliviada”, opina o analista da Potenza Capital Bruno Komura.
Marcos Weigt, head de tesouraria da Travelex Brasil, disse que as falas mais cedo de ministrosajudaram o Real.
“O dólar está oscilando bastante em função das notícias sobre as tarifas. A divisa abriu emalta e deu uma cedida depois das falas do Haddad [ministro da Fazenda, Fernando Haddad] e da Gleisi[Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais, afirmando que o presidente Lula pode falarcom Trump, mas precisa de uma sinalização]. É possível essa conversar, mas acho difícil sairalguma coisa até amanhã. Hoje, apenas o real está valorizando, isso mostra que são razõesinternas”.
Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse em entrevista com jornalistas na portado ministério que o Lula está aberto para conversar com Trump, mas sem vira-latismo esubordinação. Trump tem uma postura, muitas vezes dura com os mandatários.
Em relação à decisão de juros aqui e lá fora amanhã (30), Weigt disse que “o Copom e Fomcdevem manter as taxas, mas o Fomc pode sinalizar cortes até o final do ano. Por aqui, o Copom podeser menos hawkish, mas não acredito que sinalizarão cortes”.
Paulo Holland e Soraia Budaibes/ Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA