São Paulo, 5 de fevereiro de 2026 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma série deafagos enfáticos ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), no jantarpromovido pelo mandatário na noite de quarta-feira (4), na Residência Oficial da Granja do Torto,em Brasília.
De acordo com líderes ouvidos pela CNN Brasil, os próprios deputados ficaram surpresos com adefesa tão forte feita por Lula ao falar de Hugo. O mandatário ressaltou várias vezes que opresidente da Câmara pode contar com ele sempre. Um líder interpretou a defesa no sentido de queum problema do Hugo será também um problema do Lula agora.
Segundo relatos, Lula disse que Hugo deve ter ido dormir no ano passado muitas vezes com angústiase que não é fácil estar em seu cargo de comando da Câmara. Ainda, que ele enfrentou o queclassificou como um dos piores momentos da Casa.
Lula também disse que, embora Hugo seja jovem, conseguiu fazer com que a Câmara aprovasse muitaspautas importantes para o país no ano passado, ao seu ver. Como exemplo, citou a isenção doImposto de Renda para parcela da população e a reforma tributária.
Hugo Motta também falou brevemente. Ele agradeceu o apoio de Lula e disse que 2026 terá umprimeiro semestre mais curto, na prática, para as atividades legislativas por conta do Carnaval,articulações de janelas partidárias, Páscoa e Copa do Mundo.
As mensagens foram bem recebidas por líderes presentes. Agora, mesmo com o clima amistoso e deconfraternização, eles perceberam um nítido tom de início de pré-campanha e tentativa dereaproximação de Lula. O presidente busca o apoio agora especialmente de partidos do Centrão parao pleito de outubro.
Copyright 2026 – Grupo CMA