Em Xangai, Silveira se reúne com executivos da SAIC Motor e cobra mais investimentos no Brasil

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 26 de janeiro de 2026 – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reuniu-se nasexta-feira (23/1), em Xangai, com executivos da SAIC Motor Corporation Limited, maior montadora daChina e uma das líderes globais do setor automotivo. O encontro integra a agenda do governobrasileiro para atrair investimentos estratégicos, fortalecer a reindustrialização e ampliar acooperação tecnológica entre Brasil e China.

Na reunião, foram discutidas parcerias em mobilidade sustentável, cadeias industriais de baixocarbono, tecnologias de baterias, eficiência energética, digitalização do setor automotivo ebiocombustíveis áreas centrais para a transição energética brasileira.

“O Brasil seguirá um modelo próprio de transição energética no transporte, combinandoeletrificação e biocombustíveis, com base na experiência acumulada em políticas públicas parao etanol e na diversidade da matriz energética nacional”, afirmou Silveira. Segundo ele, o governoaposta na expansão de modelos híbridos flex como solução imediata e economicamente eficientepara a redução de emissões.

Projetos

Durante o encontro, o ministro de Minas e Energia do Brasil reforçou o apoio do governo brasileirona instalação da planta industrial da SAIC em Pouso Alegre (MG), projeto estimado em cerca de R$300 milhões, e para possíveis novos investimentos. A unidade, é considerada estratégica paraconsolidar o Brasil como polo regional da indústria automotiva de baixo carbono.

Alexandre Silveira destacou ainda a necessidade de ampliar os investimentos em infraestrutura paraveículos elétricos no Brasil, como eletropostos, pontos de recarga e sistemas de armazenamento deenergia. Segundo o ministro, as indústrias chinesas estão convidadas a participar desses aportes,inclusive em parcerias com distribuidoras, para acelerar de forma estruturada e sustentável oavanço da mobilidade elétrica no país.

A SAIC Motor é a maior montadora da China, com mais de 4,5 milhões de veículos vendidos em 2025,receita anual superior a US$ 80 bilhões e presença em mais de 170 países. O grupo também lideraa produção de veículos de nova energia, com mais de 1,3 milhão de unidades eletrificadascomercializadas no último ano.

As informações são do Ministério de Minas e Energia (MME).

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2026 – Grupo CMA

Voltar ao topo