Entenda o que é a Fictor, que tentou comprar o Master e agora pede recuperação judicial à Justiça

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A holding financeira Fictor, que entrou com pedido de recuperação judicial neste domingo (1º), faz parte de um conglomerado com negócios de US$ 1 bilhão em alimentos, gestão de recursos, pagamentos, energia e imóveis, além de ser uma das principais patrocinadoras do Palmeiras, para quem paga R$ 30 milhões todo ano.

Em novembro, o Banco Master chegou a anunciar que seria comprado pela Fictor. A operação acabou barrada pelo Banco Central. Atualmente, Master e o resto de seu conglomerado financeiro, como o Will Bank e o Letsbank, estão em processo de liquidação.

Segundo a Fictor, sua reputação foi atingida por especulações de mercado depois que o Banco Central liquidou o banco de Vorcaro um dia após o anúncio de que a Fictor havia comprado a instituição.

A Fictor diz que essas especulações “geraram um grande volume de notícias negativas, atingindo duramente a liquidez da Fictor Invest e da Fictor Holding”.

Fundado em 2007, o Grupo Fictor é um conglomerado que cresceu com o financiamento ao agronegócio e hoje tem atividades que vão de marmitas a cartão de crédito e hidrogênio verde. Por meio da Fictor Asset, o grupo capta recursos para financiar o agronegócio por meio de fundos de direitos creditórios, além de investir em energia, imóveis e crédito consignado, de acordo com o site da gestora.

No ramo de alimentos, o Grupo Fictor é dono de marcas como Dr. Foods, que vende marmitas e comida para pets, da trader de grãos Vensa e do abatedouro e atacadista de frangos Fredini.

Segundo o conglomerado, a principal subsidiária industrial do grupo, a Fictor Alimentos S.A., reúne unidades em Minas Gerais e Rio de Janeiro e emprega diretamente 3.500 pessoas, além de 10 mil, indiretamente. A empresa, no entanto, não está incluída no pedido de recuperação judicial.

Em 2022, o conglomerado fundou a FictorPay, uma empresa de pagamentos com foco no produtor rural. Seu principal produto é um cartão corporativo American Express, que permite parcelar a compra de insumos (como ração e fertilizantes) em até 12 vezes, com juros na casa de 15% ao ano.

Voltar ao topo