São Paulo, 2 de janeiro de 2025 – O mercado imobiliário pode manter um bom ritmo em 2025, mas deveenfrentar muitos desafios, a começar pela manutenção de juros altos inibindo o investimentoprodutivo, segundo avaliação do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação eAdministração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Estado de São Paulo (Secovi-SP), querepresenta 93 mil empresas.
“Embora o orçamento para o MCMV [Minha Casa, Minha Vida] deste ano esteja assegurado, a questão émanter a saúde do programa no futuro, o que exige a preservação dos recursos do FGTS para ahabitação. Também é preciso garantir o financiamento à classe média, problema que pode ser emboa parte resolvido com adoção de propostas já apresentadas pelo Secovi SP ao Banco Central e aosministérios da Fazenda e das Cidades”, comentou a entidade.
Com base em dados de inteligência de mercado do Secovi-SP, a entidade afirma que o desempenho dosetor em 2024 foi bastante positivo, apesar de fatores complexos, como reforma tributária,inflação e juros em processo de elevação.
O número de unidades residenciais comercializadas e lançadas atingiu patamares recordes, resultadoinfluenciado pelo Minha Casa, Minha Vida que correspondeu a 50% de toda a movimentação do setor ,reforçado pelos programas Pode Entrar (Prefeitura de São Paulo) e Casa Paulista (Governo doEstado), acrescentou.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA