São Paulo, 3 de dezembro de 2025 – O Fórum Técnico de Entidades de Meios de Pagamento, quecongrega a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Associação Brasileira das Empresas deCartões de Crédito e Serviços (Abecs), Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos(Abipag), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Federação Brasileira de Bancos (Febraban)e a Zetta, associação de empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros digitais, emconjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e demais entidades setoriais, apoia ereforça a importância do Plano da Aliança Nacional de Combate a Fraudes Digitais Bancárias,realizada hoje um marco institucional que consolida, pela primeira vez, um esforço coordenadoentre governo e setor privado para enfrentar, de forma estruturada e contínua, crimes financeirosdigitais no país, afirmam as entidades, em nota divulgada nesta quarta-feira.
O Plano nasce com mais de 20 iniciativas concretas, cobrindo todo o ciclo de prevenção e resposta:educação e conscientização dos usuários, aprimoramento de processos de mitigação de riscos,compartilhamento de dados, capacitação, atendimento às vítimas, repressão e recuperação deativos.
Para o Fórum, o lançamento do Plano reafirma uma mensagem essencial: é preciso apoiar a inclusãoe competição com articulação entre as associações e governo para combate às fraudes digitais,que só é eficaz quando todos os elos do ecossistema atuam de forma integrada, compartilhandointeligência, fortalecendo processos e ampliando a capacidade de resposta. A assinatura do Planoconsolida essa visão, transformando cooperação multissetorial em política permanente de Estado.
O Fórum reforça que seguirá contribuindo tecnicamente para a execução das ações previstas epara o aprimoramento contínuo das estratégias de segurança que protegem milhões de brasileiros esustentam a integridade do ambiente de pagamentos no país.
O Plano inaugura uma arquitetura coordenada de enfrentamento às fraudes digitais, com mecanismosque fortalecem a rastreabilidade, a padronização operacional e a capacidade de respostasistêmica. Trata-se de um avanço institucional relevante, que eleva a integridade do ecossistemade pagamentos e consolida bases técnicas para uma política pública permanente de segurançadigital. Leandro Vilain, CEO da ABBC.
A atuação coordenada é importante para reduzir fraudes com escala e eficiência. A Abecs seguecomprometida em fortalecer padrões de segurança, ampliar o diálogo técnico e apoiar iniciativasque protejam os consumidores e preservem a confiança no ecossistema de pagamentos, Giancarlo Greco,presidente da Abecs.
Garantir segurança a usuários que hoje se beneficiam, pelos avanços em competição observadosnos últimos quinze anos, a uma ampla gama de provedores de serviços financeiros essenciais éprioridade absoluta da Abipag, que continuará contribuindo com a Aliança e outras iniciativas.Vinicius Carrasco, Diretor Executivo da ABIPAG.
Os mais de 110 milhões de usuários do sistema financeiro digital contam com a nossa capacidade dearticulação e resposta rápida aos incidentes. O nosso ambiente é seguro e resiliente, e ainclusão financeira digital é a marca do nosso país. Estamos preparados combater os desvios epara apoiar as autoridades nessa frente que envolve articulação rápida, educação e estratégia.Carol Conway, presidente do Conselho Consultivo Abranet
A Aliança de Combate a Fraudes é, acima de tudo, um compromisso com a sociedade. É um pacto paraque cada cidadão possa confiar no ambiente digital, para que empresas possam inovar sem medo, paraque o país avance com segurança e transparência. A mensagem que queremos passar é clara:ninguém está sozinho nessa luta. O combate à fraude não é responsabilidade isolada de bancos,empresas de tecnologia, órgãos públicos ou reguladores. É uma missão coletiva, que exigeengajamento, vigilância e colaboração de todos. O Brasil está unido. O setor financeiro, asempresas de telecomunicações, o varejo, as empresas de tecnologia, as autoridades públicas e asociedade estão conectadas, atentas e determinadas a proteger o cidadão. Isaac Sidney, presidenteFebraban
Essa colaboração marca um movimento essencial para proteger a população contra fraudes eoferecer ainda mais tranquilidade no uso de serviços públicos e financeiros. Trata-se de umtrabalho conjunto e coordenado para elevar o nível de segurança e confiança no ambiente de meiosde pagamento. Eduardo Lopes, presidente Zetta.
Sobre o Fórum Técnico de Entidades do Setor de Pagamentos
As entidades que representam a indústria de pagamentos no Brasil criaram em setembro de 2024 umfórum técnico para promover o diálogo e o debate para o aperfeiçoamento do setor de meios depagamento. O grupo é formado pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Associação Brasileiradas Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Associação Brasileira de Instituiçõesde Pagamentos (Abipag), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Federação Brasileira deBancos (Febraban) e a Zetta, associação de empresas de tecnologia que oferecem serviçosfinanceiros digitais. Em reuniões periódicas, o debate propõe aprimorar o ambiente jurídico eeconômico, visando a melhoria contínua de serviços e produtos, incluindo a frente de cartões decrédito, um dos mais relevantes meios de pagamento no Brasil.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
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