Entrada da Amazon na operação da Rappi coloca gigante do e-commerce mais perto do cliente

Uma image de notas de 20 reais
Segundo relatório, o diferencial agora é a densidade de entregas ultrarrápidas
(Stephane Mahe/REUTERS/Folhapress)
  • Segundo Santander, compra de 12% da Rappi pela Amazon indica que tema de entregas ultrarrápidas deve ganhar relevância daqui para frente
  • Principal concorrente da Amazon, o Mercado Livre deve ter efeito marginal nas cotação de ações, mas exige atenção para o médio e longo prazo
Por Victor Marques

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]. A compra de notas conversíveis que podem levar a uma fatia de até 12% da Rappi pela Amazon foi classificada pelo Santander como um movimento relevante para o ecossistema de entregas na América Latina. Se confirmado, o negócio coloca a gigante norte-americana de entregas no que no e-commerce é conhecido como última milha, o que carateriza o final da entrega de um produto ao consumidor. No curto prazo, no entanto, o banco entende que há “impacto limitado para Mercado Livre”, que hoje é o principal concorrente da americana na entrega rápida de produtos no Brasil. O relatório do Santander foi assinado pelos analistas Ruben Couto, Eric Huang e Vitor Fuziharo, que entendem não haver grande mudança imediato no comportamento das ações do Mercado Livre na B3. Trata-se, segundo o Santander, de uma mudança de fase no setor: “a competição caminha para o pós-venda”, afirmou o relatório. “O diferencial deixa de ser somente escala logística e passa a ser densidade de entregas ultrarrápidas”.

Para adquirir 12% da Rappi, a Amazon investe US$ 25 milhões em notas conversíveis e warrants, modalidades de investimento do mercado financeiro que dão à Amazon opção de se tornar sócia minoritária conforme marcos de desempenho. Além disso, dá acesso à malha de entrega de última milha e as informações de varejo de entrega ultrarrápida da Rappi na América Latina. No Brasil, o iFood segue como líder, tendo a Rappi como o maior adversário. Enquanto isso, os entrantes chineses como a Meituan, que chega ao Brasil ao fim de 2025, observam o mercado. Apesar do impacto no mercado livre ser limitado, o Santander também destaca a compra recente da Target, uma farmácia localizada na zona sul de São Paulo, como indício de interesse maior no segmento de farmácias e varejo de conveniência.

O banco não alterou sua visão para o Mercado Livre. A visão sobre os papéis do maior e-commerce da América Latina são que a amplitude do ecossistema e a economia ainda desafiadora das empresas de última milha seguem como amortecedores desse impacto, embora subsídios mais intensos e disputa por entregadores possam se tornar tópicos centrais adiante.

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