São Paulo, 17 de junho de 2025 – O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou hojemais cedo que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, é a “maior ameaça” à segurançada região. A declaração foi feita durante uma conversa telefônica com o emir do Catar, SheikhTamim bin Hamad Al-Thani, e divulgada nas redes sociais pela presidência turca. Erdogan acusouNetanyahu de desestabilizar a região após os recentes ataques de Israel ao Irã e destacou quemantém contatos diplomáticos intensos para conter a espiral de violência.
O líder turco também alertou para o risco de os ataques israelenses ofuscarem a crisehumanitária e o que classificou como “genocídio” em Gaza, além de expressar preocupação com apossibilidade de o conflito se expandir para a Síria. Erdogan tem sido um dos críticos maisferrenhos de Israel desde o início da guerra em Gaza, frequentemente comparando Netanyahu a Hitlere descrevendo o Estado israelense como “terrorista”.
As relações entre Turquia e Israel, que já foram estratégicas, deterioraram-sesignificativamente nos últimos anos, especialmente sob o governo de Erdogan, que tem adotado umdiscurso cada vez mais alinhado com as causas palestinas.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA