Estrutura da nova usina de etanol em Passo Fundo (RS) está 20% pronta

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

Porto Alegre, 1 de agosto de 2025 – A Be8 recebeu nesta sexta-feira (01/08), em sua área deobras da primeira produção de etanol à base de trigo, o prefeito de Passo Fundo (RS), PedroAlmeida, o vice-prefeito Volnei Ceolin, vereadores e representantes de entidades do município, paraconstatar os 20% da estrutura já construída. O evento também marcou o início das comemoraçõespelos 168 anos de Passo Fundo.

Hoje é uma data muito importante porque avançamos neste projeto ao cumprir 20% da estrutura, mastambém porque hoje celebramos as novas misturas de 30% de etanol na gasolina e de 15% de biodieselno diesel adotadas no país, destacou Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8.

O encontro marcou a celebração de um ano do início das obras da nossa planta de etanol e deglúten vital, um marco que representa não apenas o avanço da construção, mas também ofortalecimento do compromisso com o desenvolvimento sustentável, a geração de empregos e o futuroenergético do Brasil, completou Battistella

O complexo tem uma área de 45 hectares, o que equivale a 45 quadras urbanas. Com lançamentoprevisto para o final de 2026, a planta integrará a produção de glúten vital de trigo de altovalor, além de etanol e DDGs (Distillers Dried Grains with Solubles, ou Grãos Secos de Destilariacom Solúveis). A unidade processará 525.000 toneladas de cereais de inverno anualmente, incluindotrigo, triticale e milho, para produzir 210 milhões de litros de etanol, 153.000 toneladas defarelo – conhecido como DDGS – e 27.000 toneladas de glúten vital.

Uma estrutura para distribuidoras que ainda não atuam na cidade será disponibilizada para melhorara logística e ampliar a infraestrutura energética da região. O Departamento Nacional deInfraestrutura de Transportes DNIT aprovou também o trevo de acesso à usina, às margens daBR-285, o que deve melhorar o tráfego de veículos pesados que transportarão os equipamentos, cujachegada se intensifica a partir de setembro.

As informações partem da assessoria de imprensa Be8.

Fabio Rubenich – fabio@safras.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo