Flávio Gonssa, da AKR Brands:"Para uma marca crescer no Brasil é preciso romper a primeira bolha: visibilidade"
Flávio Gonssa, CMO da AKR Brands: olhar para fora dos grandes centros é aposta para o crescimento
(Divulgação / Alterada por IA)
Holding de moda masculina, AKR Brands projeta faturamento de R$ 125 milhões este ano, alta de 25% ante a 2024
Empresa aposta na presença digital e na atuação fora dos grandes centros para se tornar a maior plataforma de moda masculina do Brasil
Por Anna ScudellerCompartilhe:
[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS] Fortalecer os negócios fora dos grandes centros tem sido uma aposta consistente nos últimos anos. E a movimentação do consumidor prova isso. Segundo a pesquisa IPC Maps 2025 do Índice de Potencial de Consumo (IPC), 55% do varejo se dá fora dos grandes centros. Em 2010, a fatia era de 47,9%. De olho nessa movimentação, a holding paranaense AKR Brands aposta na interiorização de sua marca. À AGÊNCIA DC NEWS, o CMO Flávio Gonssa, afirmou que a empresa percebeu uma lacuna de oportunidade nesse mercado e optou por abraçar o revendedor da marca como um parceiro de negócio. Através do programa Acelera Lojista, a AKR oferece capacitação e conhecimento de mercado aos lojistas e suas equipes, fortalecendo a relação e a presença da marca fora dos grandes centros. “Essa carência de cuidado com as lojas do interior foi suprida com isso”, disse. De acordo com ele, o programa deu certo, e agora os eventos de capacitação, até então online, passarão também a ser presenciais. “Isso comprova que acertamos na nossa escolha de se fortalecer cada vez mais no interior.”
AKR Brands foi fundada em 2013 com a marca King&Joe por Allan Soares e Rafael Miranda, começou produzindo moda masculina para o público adulto e infantojuvenil. Hoje, presente em todos os estados e Distrito Federal, está em mais de 2,5 mil cidades no país distribuídos em mais de 3 mil pontos de venda, e deve atingir R$ 125 milhões de faturamento este ano, alta de 25% sobre 2024. Para o ano que vem, a meta é manter um crescimento na casa dos 20%. Para chegar lá, disse, Gonssa, é preciso oferecer suporte digital para lojistas. Isso inclui fotografias, vídeos, treinamentos e materiais para redes sociais, tudo disponibilizado na plataforma exclusiva para lojistas, o que eleva a presença digital e o suporte ao revendedor local. “Quando olhamos o contexto digital, se eu forneço tudo, e outra marca não, eu me torno mais presente na rede social.”
Com capacidade fabril de até 4 milhões de peças ao ano, a AKR Brands fechou 2024 com produção em torno de 2 milhões de itens. No ano passado, o faturamento da empresa foi de R$ 100 milhões. O modelo de negócios da AKR Brands é 100% nativo do atacado, e soma 100 representantes espalhados pelo país. A dinâmica prevê duas coleções por ano – inverno e verão. A cada temporada, representantes passam por um treinamento na convenção semestral Front Academy, realizada em Londrina, onde recebem informações sobre produtos, preços, tendências e estratégias de venda. Essa preparação permite adaptar as coleções às realidades regionais: peças de inverno, por exemplo, têm maior peso no Sul, enquanto no Norte e Nordeste são ajustadas à demanda climática.
A marca King&Joe, apelidada de “filho mais velho” da companhia, foi a pioneira na proposta do grupo de vestir com conforto e estilo. Durante a pandemia, a família de marcas cresceu com a chegada da King&Joe Play, focada em looks para pais e filhos, e a K&J Black, lançada em 2024, que explora uma moda mais casual chique e minimalista, com forte apelo tecnológico. A união das marcas e aumento do portfólio resultaram na oficialização do grupo como AKR Brands em 2024. A sigla AKR carrega a história da empresa: o A de Allan Soares, o K de King Joe e o R de Rafael Miranda. A consolidação acompanha um plano ambicioso: ser a maior plataforma de marcas masculinas do Brasil. “Recebo todos os representantes e supervisores das marcas. Todos. Sem exceção”, afirmou o CMO. Confira a entrevista abaixo.
AGÊNCIA DC NEWS – O que gerou a criação da AKR Brands? FLÁVIO GONSSA – Bom, a criação da AKR Brands, se deu pela união de Allan Soares e de Rafael Miranda, que hoje é nosso CEO. Mas a KR nasceu da criação da King Joe, que é a nossa primeira marca. Como se fosse nosso filho mais velho. Inicialmente a ideia era vestir todas as pessoas de todos os lugares com conforto e estilo. Então é o que a gente carrega no nosso DNA até hoje.
AGÊNCIA DC NEWS – O que fez vocês escolherem justamente o segmento de moda masculina? FLÁVIO GONSSA – Sempre estivemos imersos no universo da moda masculina. O Allan vem de uma outra grande companhia também de moda masculina.
Allan Soares (CEO) e Rafael Miranda (COO), os nomes por trás da criação da AKR (Divulgação)
AGÊNCIA DC NEWS – Entre as marcas no portfólio de vocês, qual a mais recente? FLÁVIO GONSSA – Em 2024 lançamos a K&J Black. São marcas complementares. A King&Joe Play tem a proposta de vestir o pai e o filho na mesma conjuntura de look. E a K&J Black vem para ocupar um espaço no guarda-roupa do homem moderno, mas com uma moda mais casual chique, carregada de muita tecnologia também.
AGÊNCIA DC NEWS – A ideia de virar um grupo oficialmente também é recente… FLÁVIO GONSSA – Quando a gente percebeu que a nossa prateleira estava ficando bem interessante, falamos “já somos um grupo”. Em 2024, nasceu a nomenclatura. De fato, nos assumimos como AKR Brands, mas de 2013 para cá, nós já somos um berço fabril de moda masculina, com uma boa capacidade, uma boa conjuntura para fazer gestão de marcas. E muito disso vem também da nossa força no atacado.
AGÊNCIA DC NEWS – Este é o modelo de atuação de vocês, certo? FLÁVIO GONSSA – Somos nativos do atacado, que isso vem da estrutura de mercado que o nosso CEO construiu com uma musculatura e uma inteligência gigantesca sobre o mercado de moda atacado, de multimarcas, no Brasil. A gente só seguiu o fluxo ali. A AKR Brands tem como significado a junção de toda essa história, os nomes dos CEOs e K da King&Joe, que é a nossa primeira marca, que deu vida a tudo isso que a gente está vivendo aqui hoje. O nosso grande foco é nos tornarmos nos próximos anos a maior plataforma de marcas masculinas que o Brasil já viu.
AGÊNCIA DC NEWS – A King&Joe ainda é o carro-chefe? FLÁVIO GONSSA – Sim. É o nosso nome forte, é ela que pavimenta as vias para que possamos continuar circulando no país inteiro. A King&Joe nos levou a mais de 3 mil pontos de venda no Brasil, que é o que temos ativos hoje. Então, graças a ela, a gente é muito feliz em falar isso. Sabemos que a moda masculina é algo que envolve muito a fidelidade do homem.
AGÊNCIA DC NEWS – Pode contar um pouco mais sobre o modelo de negócios de vocês? FLÁVIO GONSSA – Tenho um grupo de representantes. Hoje, estamos ali no número 100. Tem representantes entre todas as marcas.Cada um é responsável por uma área, por uma região do Brasil. É comum, por exemplo, em estados maiores, ter mais representantes dividindo o estado porque seria impossível um único viajar o estado inteiro. No nosso modelo de negócio, nós temos duas coleções ao ano. de inverno e verão. Falamos que é inverno e verão vezes três, né? Porque se eu tenho três marcas, tenho que fazer três campanhas.
AGÊNCIA DC NEWS – E como você treina esses representantes? FLÁVIO GONSSA – Temos o Front Academy. O mercado conhece como convenção anual, ou como convenção semestral. Eu recebo todos os representantes e supervisores das marcas, todos, sem exceção. Recebo todos eles aqui em Londrina. Nosso Front Academy tem como propósito e objetivo principal preparar em conhecimento, informação, base de produto, pricing, estratégia, apostas… Lá dentro é o momento onde preparamos os representantes para começarem do zero a visita deles aos lojistas. Ali eles já divulgam, entram em contato com o lojista e negociam. Acaba acontecendo o contrário do movimento natural [de o representante ir até o lojista], e é o lojista quem agenda o dia e visita o showroom desse representante. E ali é feito um pedido, que volta aqui para a nossa empresa e a gente prepara para entregar a tempo na loja desse cliente.
AGÊNCIA DC NEWS – Isso acontece da mesma forma em todas as regiões do país? FLÁVIO GONSSA – Sim, e a gente é muito feliz em dizer que estamos em todos os estados brasileiros. Então, a nossa logística tem que funcionar muito bem. E quando a gente fala em Front Academy, estamos trazendo por grupos de representantes, temos que aumentar demais a absorção de conhecimento deles. Então, meu representante do Nordeste, por exemplo, já tem que construir na cabeça dele qual é a parte da coleção que ele vai conseguir fazer, tirar pedidos…
AGÊNCIA DC NEWS – Para conseguir fazer uma venda mais personalizada para o lojista? FLÁVIO GONSSA – Sim, personalizada. É por isso que a gente sempre fala que nada substitui esse olhar do nosso representante sobre o lojista, porque o nível de percepção vai além dos dados que a gente pode metrificar. Um ponto que é importante também é que apesar de não termos loja física própria, nós temos o nosso e-commerce. Dentro dele, você consegue ter acesso a uma página por marca. Ele também está crescendo bastante, mas, ao mesmo tempo, o nosso principal formato de negócio, que garante o nosso resultado master, é o nosso modelo no atacado.
AGÊNCIA DC NEWS – Quando vocês perceberam a relevância do interior dos estados? FLÁVIO GONSSA – O que a gente vê de maior importância nisso é que o desafio principal, na verdade, é romper uma bolha de visibilidade. Se eu não tiver visibilidade, estou fora do jogo. E, ao mesmo tempo, estar fora dos grandes centros, exige de nós uma consistência para provar a nossa relevância. Com isso, fazendo toda essa junção entre produto, análise de tendências de moda, e se torna mais competitivo, mesmo sem holofotes gigantes das capitais. Entendemos que devemos estar coladinhos da nossa base consumidora, por isso, a nossa cultura aqui de performance é pensar no sell out.
AGÊNCIA DC NEWS – Criaram algum projeto para promover essa cultura de sell out? FLÁVIO GONSSA – Nasceu agora em 2025 o Acelera Lojista Digital, que é um movimento que nós fazemos uma vez por mês com o objetivo de acelerar de fato informação, conhecimento, estratégia, visão de mercado, dicas de tendência e muitas outras coisas. A maior parte dos nossos encontros do Acelera Lojista acontece aos sábados durante a manhã e com 100 pessoas conectadas – dessas, a grande maioria era o lojista conectado com cadeirinhas montadas e todo o time dele de vendedores sentados assistindo. Essa carência de cuidado, de carinho com as lojas do interior foi suprida com esse nosso movimento e isso comprova que acertamos na nossa escolha de se fortalecer e crescer cada vez mais no interior.
AGÊNCIA DC NEWS – As regiões em que atuam acabam influenciando ou não a forma como produzem as coleções? Ou pensam nelas com as tendências do ramo da moda influenciando mais? FLÁVIO GONSSA – As duas coisas acontecem. Temos um time de pessoas ali, formado por pessoas no nosso departamento de estilo, e dentro desse time tem pessoas que estão ali apenas para pesquisar tendências que estão acontecendo no mundo e olhando para grandes marcas que temos como referência. Mas, a gente tenta trabalhar com o foco do cliente. Então, recebo orientações vindas de tendências e referências, mas na hora de transferir isso para uma peça, eu levo em consideração o foco do meu cliente. Tenho que fazer essa junção entre referência e tendência, senão eu só vou ter uma peça legal baseada em tecnologia e referência externa.
AGÊNCIA DC NEWS – Quantas peças vocês produzem no ano? FLÁVIO GONSSA – Temos um berço fabril com capacidade de produção de 4 milhões de peças ano, mas este ano vamos bater 2 milhões de peças fabricadas.
AGÊNCIA DC NEWS – Vocês já esperam R$ 125 milhões de faturamento este ano, e o ano que vem? FLÁVIO GONSSA – A gente estima um crescimento na casa de 15% a 20% para o próximo ano. A gente vai bater esse faturamento de R$ 125 milhões este ano. Tivemos agora um faturamento histórico na última coleção de verão, o que nos faz entender que estamos acertando na nossa estratégia.
AGÊNCIA DC NEWS – Quais são os próximos passos da holding? FLÁVIO GONSSA – Um grande projeto é pensar sell out, por isso o nosso Acelera Lojista Digital, que se tornou presencial de maneira regional [no dia 26 de setembro]. Se hoje eu faço o meu Acelera Lojista para ajudar o lojista que já é ativo comigo, no presencial vai poder entrar também quem ainda não trabalha comigo. Outro dos nossos grandes projetos é a digitalização das marcas.
AGÊNCIA DC NEWS – Digitalização? FLÁVIO GONSSA – Quando a gente fala de digitalização das marcas, a gente não está falando de ter todas as marcas na rede social, ter o e-commerce de todas as marcas. A gente entende digitalização como comportamento. Quando eu falo de digitalizar as marcas, eu estou fotografando a minha coleção inteira, estou filmando a minha coleção inteira. Tenho foto de cada look, de cada peça, tenho vídeo de cada look já no modelo, o mesmo modelo bacana que eu trago para fazer a minha campanha.
AGÊNCIA DC NEWS – Isso exige uma capacitação especial do time? FLÁVIO GONSSA – Sim. De treinamento e atendimento. Treinamento de venda, de produção de conteúdo em rede social e tudo isso disponível para o meu lojista 100% dentro da nossa plataforma, que é o nosso portal do cliente. Se ele não pode investir em uma agência de marketing, a gente estende isso para ele. Então a gente acelera esse processo para ele, digitalizando as nossas marcas. Se eu forneço tudo isso [para o cliente] e outra marca não, sou a marca mais presente na rede social.