São Paulo, 2 de janeiro de 2026 – Os preços dos contratos futuros do petróleo ampliaram asperdas registradas hoje mais cedo, com o receio com excesso de oferta ofuscando os riscosgeopolíticos, que pressionam os preços para cima.
De acordo com uma reportagem da agência Reuters, a Organização dos Países Exportadores dePetróleo (Opep) deve manter os atuais níveis de produção da commodity em uma reunião virtualmarcada para este domingo (4). Segundo June Goh, analista da Sparta Commodities, os investidoresesperam amplamente que a Opep+ mantenha a pausa nos aumentos de produção no primeiro trimestre.
“2026 será um ano importante para avaliar as decisões da Opep+ sobre o equilíbrio da oferta”,disse ela, acrescentando que a China continuará aumentando os seus estoques de petróleo bruto noprimeiro semestre, estabelecendo um preço mínimo para o petróleo.
“Os preços do petróleo bruto estão sob uma perspectiva de baixa para 2026, pressionados pelosriscos de excesso de oferta e pela predominância de uma tendência de queda de dois anos, iniciadaem setembro de 2023. Os preços de equilíbrio para exportação também estão em risco, e opotencial de demanda e os principais níveis estão à vista para confirmar os patamares que podemdefinir as perspectivas para 2026”, diz Razan Hilal, analista de mercado da CityIndex.
Mas os riscos de alta para os preços permanecem. O governo do Iêmen, apoiado pela ArábiaSaudita, disse ter lançado uma operação nesta sexta-feira contra separatistas do sul apoiadospelos Emirados Árabes Unidos, marcando uma grande escalada na disputa entre as duas potências doGolfo.
Ambos os países, que são membros da Opep, viram seus interesses divergirem nos últimos anosem questões que vão desde as quotas de petróleo até a geopolítica.
Além disso, os EUA, por meio de uma postagem do presidente Donald Trump, ameaçaram intervir noIrã caso o país persa mantenha a repressão violenta contra manifestantes, que vêm protestando aolongo do final do ano. As forças de segurança iranianas, para conter a multidão, abre fogo contraos manifestantes, dias após o início dos distúrbios que deixaram vários mortos e representam amaior ameaça interna às autoridades iranianas em anos.
Um alto funcionário do governo iraniano respondeu aos comentários de Trump, alertando que ainterferência dos EUA em assuntos internos do Irã equivaleria à desestabilização de toda aregião. “Qualquer preocupação de que o Irã retaliaria e tentaria fechar o Estreito de Ormuzparece infundada, pois, se fosse essa a intenção, já o teria feito no início do ano”, afirmaPhil Flynn, analista de mercado da Price Futures Group.
Por volta de 13h26 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para fevereiro caía 1,13%, cotado a US$ 56,79 o barril. Já o preço do contratodo Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para março recuava 1,10%, cotado a US$ 60,16 obarril.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA