São Paulo, 20 de outubro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam emqueda na manhã desta segunda-feira, com os investidores manifestando preocupação com excesso deoferta da commodity, que pode pesar nas cotações.
“Recentemente, a Agência Internacional de Energia (AIE) elevou suas estimativas para umsuperávit no mercado, e o presidente dos EUA, Donald Trump, teve uma conversa ‘produtiva’ com opresidente russo, Vladimir Putin”, afirmou o economista de clima e commodities Hamad Hussain, daCapital Economics. “Uma análise atenta do mercado de petróleo mostra sinais de um superávitiminente”, acrescenta.
“O petróleo continua a trajetória de queda da semana passada, com os investidores avaliando umiminente excesso de oferta e um cenário macroeconômico desafiador”, dizem os analistas do ANZ.”Avaliar o impacto do excesso é complicado pelas tensões comerciais flutuantes entre os EUA e aChina”, acrescentam. “O presidente Trump disse na sexta-feira que tarifas mais altas contra a Chinanão eram sustentáveis e expressou otimismo de que uma solução seria encontrada”.
“As tensões entre EUA e China provavelmente permanecerão um peso no curto prazo para asações de Hong Kong e da China”, afirmam os analistas da Nomura, Chetan Seth e Ankit Yadav. Elesesperam que os atritos bilaterais continuem sendo o foco do mercado até a cúpula da APEC, no finalde outubro, que acontece na Coreia do Sul.
Uma reunião confirmada entre Trump e Xi Jinping, que a Nomura ainda vê como ‘chance razoável’de ocorrer, pode elevar o sentimento, enquanto um adiamento ou cancelamento pode pesar sobre osmercados.
Mas há pressões do lado da oferta. Trump disse ontem que o primeiro-ministro indiano, NarendraModi, havia afirmado que a India deixará de comprar petróleo russo, ao mesmo tempo em que alertouque Nova Delhi continuaria pagando tarifas ‘enormes’ se não o fizesse.
“Falei com o primeiro-ministro Modi da India, e ele disse que não fará nada sobre o petróleorusso”, disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One. Questionado sobre a afirmação da Indiade que não estava ciente de nenhuma conversa entre Modi e Trump , Trump respondeu: “Mas se elesquerem dizer isso, então continuarão pagando tarifas enormes, e eles não querem fazer isso”.
Por volta de 9h17 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para novembro caía 0,71%, cotado a US$ 57,14 o barril. Já o preço do contratodo Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para dezembro recuava 0,65%, cotado a US$ 60,89 obarril.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA