Futuros devem fechar em alta, sob efeito do bloqueio de petroleiros na Venezuela e PIB dos EUA

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 23 de dezembro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo devem fecharem alta nesta terça-feira, sob impacto do bloqueio dos EUA a navios petroleiros que entram e saemda Venezuela, e a divulgação da primeira leitura do PIB norte-americano do terceiro trimestre.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse ontem que o país pode ficar com o petróleoapreendido na costa da Venezuela nas últimas semanas ou vendê-lo, como parte de medidas queincluem um “bloqueio” de petroleiros que entram e saem do país sul-americano sob sanções.

“O mercado parece estar oscilando entre os fatores de baixa relacionados ao excesso de oferta eas recentes preocupações com o fornecimento, decorrentes do bloqueio dos EUA que reduziu oscarregamentos e as exportações venezuelanas, bem como os impactos das negociações comerciaisentre Rússia e Ucrânia sobre navios e portos no final da segunda-feira”, diz o analista da Rystad,Janiv Shah.

Mas há quem acredite que o bloqueio a petroleiros na Venezuela tenha pouca influência nacotação da commodity. Os analistas da Ritterbusch and Associates consideram que as questões entreRússia e Ucrânia, com a possibilidade de novas sanções americanas e ataques à infraestruturarussa, representam um fator mais importante para os preços do petróleo.

“A quarentena imposta pelos EUA ao tráfego de petroleiros que entram e saem da Venezuela temocupado as manchetes recentemente, mas, em nossa opinião, o impacto do petróleo bruto no mercadoglobal permanece pequeno”, afirma a empresa.

“Não acho que a opinião de ninguém sobre o que está acontecendo com o petróleo bruto estejamudando com base nessas manchetes geopolíticas., que teremos excesso de oferta no primeirotrimestre e que já estamos com excesso de oferta agora”, afirma Rebecca Babin, trader sênior deenergia da CIBC Private Wealth US.

O PIB dos EUA acima do previsto também influencia as cotações da commodity. “O mercado estátentando decidir se devemos ficar mais animados com a demanda gerada pelo forte crescimento oupreocupados com a possibilidade de o Fed ter que frear esse crescimento para controlar ainflação”, disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group.

Perto do fechamento, às 15h12, o preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex comentrega para fevereiro subia 0,43%, cotado a US$ 58,26 o barril. Já o preço do contrato do Brentnegociado na plataforma ICE, com entrega para fevereiro avançava 0,35%, cotado a US$ 62,29 obarril.

Vanessa Zampronho / Agência CMA

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo