Futuros fecham em alta, com possibilidade de conversa entre Trump e Xi e queda nos estoques dos EUA

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 22 de outubro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo fecham em altanesta quarta-feira, com os investidores aguardando uma possível conversa entre os presidentes dosEUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, acerca de um possível acordo comercial. Pesam nosentimento a queda nos estoques da commodity dos EUA, divulgados hoje mais cedo.

Trump disse no começo da semana que esperava fechar um acordo comercial justo com Xi Jinping,com quem se encontraria na Coreia do Sul na próxima semana. Na terça-feira, porém, Trump voltou aaumentar a incerteza sobre o encontro, afirmando que ele poderia não acontecer.

“Parece ser mais uma recuperação psicológica do que uma mudança fundamental na direção domercado”, afirma Rania Gule, da XS.com. Os traders “continuam cientes de que qualquer revés nasnegociações comerciais ou nova escalada tarifária pode anular rapidamente esses ganhos”, enquantoquaisquer dados decepcionantes sobre os estoques ou sinais de enfraquecimento da demanda asiáticapodem reacender a pressão de venda, acrescenta.

“O progresso das negociações comerciais entre EUA e China também está ajudando a sustentaras perspectivas de demanda. Embora uma reunião entre Trump e Jinping só esteja marcada para apróxima semana”, diz Fiona Cincotta, analista de mercado da CityIndex.

Outro acordo que está sendo costurado é com a India. Trump disse que falou com oprimeiro-ministro indiano Narendra Modi na terça-feira, acrescentando que Modi lhe garantiu que aIndia limitaria suas compras de petróleo da Rússia.

“Os preços do petróleo subiram depois que relatos sugeriram que os EUA e a India estão pertode finalizar um acordo comercial que pode fazer com que a India reduza gradualmente as importaçõesde petróleo bruto russo, potencialmente aumentando a demanda por outros tipos”, disse o analista doMUFG, Soojin Kim.

Os estoques dos EUA caíram na semana passada, o que indica uma demanda resiliente pelacommodity. “Muito impressionante para a entressafra”, disse Phil Flynn, analista sênior do PriceFutures Group. “Isso mostra que a demanda por petróleo está robusta, e os números de oferta nãosugerem esse excesso de oferta, pelo menos aqui nos EUA”.

Perto do fechamento do pregão, às 15h21 (horário de Brasília), o preço do contrato dopetróleo WTI negociado na Nymex com entrega para novembro subia 2,28%, cotado a US$ 58,53 o barril.Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para dezembro avançava2,10%, cotado a US$ 62,62 o barril.

Vanessa Zampronho / Agência CMA

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo