São Paulo, 10 de dezembro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam emalta nesta quarta-feira, com a notícia de que os EUA teriam capturado um petroleiro da Venezuela eo andamento das negociações entre Rússia e Ucrânia.
O anúncio foi feito por Donald Trump: “Acabamos de apreender um petroleiro na costa daVenezuela, um petroleiro grande, muito grande, o maior de todos os tempos, na verdade, e outrascoisas estão acontecendo”.
A apreensão pode sinalizar novos esforços para atingir o petróleo da Venezuela, principalfonte de receita do país. Três autoridades americanas, falando sob condição de anonimato àagência Reuters, disseram que a operação foi liderada pela Guarda Costeira dos EUA. Elas nãodivulgaram o nome do petroleiro, a bandeira que ele ostentava ou o local exato da interceptação.
“Este é apenas mais um obstáculo geopolítico e de sanções que afeta negativamente adisponibilidade de oferta no mercado spot”, disse Rory Johnston, analista da Commodity Context. “Aapreensão deste petroleiro agrava ainda mais as preocupações com o abastecimento imediato, mastambém não altera fundamentalmente a situação de imediato, porque esses barris já iriam ficarà deriva por algum tempo”, disse Johnston.
Do lado do conflito entre Ucrânia e Rússia, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmouque seu país e seus parceiros europeus apresentarão em breve aos Estados Unidos “documentosrefinados” sobre um plano de paz para pôr fim à guerra com a Rússia.
Um acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia poderia levar à remoção das sançõesinternacionais contra empresas russas, o que poderia liberar o fornecimento restrito de petróleo.”Embora os volumes de exportação marítima da Rússia estejam se mantendo bem, esses barris estãocom dificuldade para encontrar compradores”, afirmam analistas do ING.
“O progresso rumo a um acordo poderia alimentar expectativas de que mais volumes de petróleorusso retornem ao mercado, reforçando os riscos de uma queda nos preços. No entanto, devido àfalta de progresso tangível até agora e às novas interrupções na infraestrutura de energia naregião, o mercado pode continuar a ver alguma volatilidade e possíveis recuperações”, diz WaelMakarem, líder dos estrategistas de mercado da Exness.
“Grande parte da discussão atual ainda gira em torno da volatilidade de curto prazo e do riscopotencial da geopolítica, mas os sinais mais profundos estão se tornando cada vez mais difíceisde ignorar”, afirma Ahmad Assiri, da Pepperstone.
“O petróleo bruto parece estar preso a um padrão de negociação típico de feriados, com altaoferta global em contraste com a demanda estável, sendo a incógnita os eventos geopolíticos”,disse Dennis Kissler, da BOK Financial.
O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para janeiro subiu 0,4%,cotado a US$ 58,46 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, comentrega para fevereiro avançou 0,27%, cotado a US$ 62,21 o barril.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2024 – Grupo CMA