Futuros operam em alta após OPEP+ manter produção estável

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

Porto Alegre, 1 de dezembro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam emalta na manhã desta segunda-feira, após os membros da OPEP+ decidirem manter a produção estávele enquanto os investidores monitoram as tensões geopolíticas no Leste Europeu e na Venezuela.

As operações no terminal do Mar Negro do Consórcio do Oleoduto do Cáspio (CPC), que exportapetróleo principalmente do Cazaquistão, foram interrompidas devido aos danos causados por umataque de drone ucraniano, segundo relatos da mídia.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e seus aliados concordaraminicialmente com uma pausa no início de novembro, desacelerando os esforços para recuperar aparticipação de mercado diante dos temores iminentes de um excesso de oferta.

Anh Pham, analista sênior da LSEG, afirmou que o mercado reagiu positivamente à notícia.

“Durante algum tempo, a narrativa centrou-se num excesso de petróleo, pelo que a decisão daOPEP+ de manter a sua meta de produção trouxe algum alívio e ajudou a estabilizar as expectativasde crescimento da oferta nos próximos meses.”

Por volta de 9h25 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para janeiro subia 1,11%, cotado a US$ 59,18 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para fevereiro avançava 1,02%, cotado a US$ 63,03 obarril.

Com inforamçãos da Reuters.

Sara Lane Neves Silva – sara.silva@safras.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo