Porto Alegre, 2 de dezembro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam emqueda na manhã desta terça-feira, avaliando as possíveis consequências dos ataques de dronesucranianos a instalações de energia na Rússia e o aumento das tensões entre os Estados Unidos ea Venezuela.
“Os últimos acontecimentos no cenário global de excesso de oferta, que pressionam os preços,foram contrabalançados pelos impactos na infraestrutura russa, que se intensificaram ao longo dofim de semana, bem como pelas crescentes tensões entre os EUA e a Venezuela”, disse o analista daRystad, Janiv Shah.
“Os prêmios de risco geopolítico aumentaram nas últimas sessões, uma vez que embarcaçõescom bandeira russa também foram alvo de ataques.”
Segundo a Reuters, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse no sábado que “o espaço aéreoacima e ao redor da Venezuela deveria ser considerado fechado”, gerando novas incertezas no mercadode petróleo, já que o país sul-americano é um grande produtor.
Por volta de 9h43 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para janeiro caia 0,20%, cotado a US$ 59,20 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para fevereiro avançava 0,26%, cotado a US$ 63,00 obarril.
Sara Lane – sara.silva@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA