Futuros passam a cair e fecham em queda, com previsão de mais aumento na produção pela Opep

São Paulo, 27 de outubro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo reverteram aalta registrada no meio da tarde e deve fechar o pregão desta segunda-feira em queda, com anotícia de que membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+, queinclui a Rússia) devem fazer um pequeno aumento na produção da commodity.

A Opep+ mudou de rumo neste ano, revertendo cortes de produção anteriores para recuperarparticipação de mercado, ajudando em parte a manter os preços do petróleo sob controle.

O Iraque, o maior superprodutor do cartel, estava em negociações sobre o tamanho de sua cotadentro de sua capacidade disponível de 5,5 milhões de barris por dia, disse o ministro dopetróleo Hayan Abdel-Ghani em uma conferência sobre petróleo na segunda-feira.

De acordo com fontes ouvidas pela agência Reuters, oito dos membros do cartel devem concordar,em reunião marcada neste domingo, em aumentar as metas de produção para dezembro em mais 137.000barris de petróleo por dia (bpd), a mesma quantia acordada na reunião do começo deste mês.

Ainda assim, o Morgan Stanley acredita que esse superávit de oferta deve se estabilizar. “Osfundamentos do mercado de petróleo devem se reequilibrar após um superávit no segundo semestre dopróximo ano”. O banco americano afirma ver sinais de que a demanda subjacente pode ser mais fortedo que a maioria dos analistas percebe, enquanto a capacidade ociosa da Opep caiu para níveis quehistoricamente não foram suficientes para impedir a alta dos preços.

“Essa perspectiva deve dar suporte à manutenção dos preços do petróleo mais adiante nacurva futura”, afirmam. “Ainda assim, a indústria provavelmente precisará armazenar uma quantidadeconsiderável de petróleo em 2026, principalmente no primeiro semestre”.

“A esperança dos otimistas é que o consumo dos EUA continue se recuperando, caso contrário,parece que a queda vista até agora hoje deve se intensificar”, disse Chris Beauchamp,analista-chefe de mercado do IG Bank.

Os preços chegaram a subir com a expectativa em torno da reunião entre os presidentes dos EUA,Donald Trump, e da China, Xi Jinping, a respeito de um acordo comercial entre as duas grandespotências.

“Os contratos futuros do petróleo bruto estão dando uma pausa após a forte alta da semanapassada, já que o presidente Trump se reunirá com o presidente chinês Xi e sua equipe paranegociações comerciais na quinta-feira, na esperança de finalizar a maioria das diferenças”,disse Dennis Kissler, vice-presidente sênior de negociações da BOK Financial.

Perto do fechamento do pregão, às 15h26 (horário de Brasília), o preço do contrato dopetróleo WTI negociado na Nymex com entrega para dezembro caía 0,43%, cotado a US$ 61,23 o barril.Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para dezembro recuava0,62%, cotado a US$ 65,53 o barril.

Vanessa Zampronho / Agência CMA

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo